APOLO, NARCISO E DIONÍSIO: O CORPO MASCULINO NA REVISTA MEN'S HEALTH
CORPO MASCULINO, APARÊNCIA, ESTÉTICA
Esta pesquisa aborda a relação entre o corpo e a estética, compreendida como padrão corporal, com o objetivo de analisar o corpo masculino na Revista Men’s Health. A Revista em pauta é uma publicação mensal da Editora Abril, estando presente em mais de 43 países. A metodologia utilizada é a análise de conteúdo como proposta por Bardin (1979), visando identificar sentidos sobre o corpo masculino divulgado nessa mídia, especificamente na seção fitness. O corpus de análise foi composto por 12 edições da revista veiculadas de janeiro a dezembro do ano 2011. Elaboramos fichas de identificação para todas as matérias contidas no sumário da Seção Fitness e em seguida fizemos os perfis das matérias construindo cinco categorias temáticas: Aparência, Investimentos no corpo, Individualismo, Consumo, Bem-estar. A Men’s Health através de suas imagens e discursos apresenta vários conselhos e recomendações que apontam caminhos e atitudes a serem seguidos, influenciando o homem a ser jovem, belo e saudável. A partir da análise realizada pode-se afirmar que na Revista Men’s Health a aparência encontra-se ligada a uma ideia de um corpo magro e musculoso. Para a obtenção do corpo propagado pela revista é necessário vários investimentos e práticas de consumo. Nota-se ainda que o discurso do bem-estar e da felicidade utilizam a publicidade para incentivar os leitores a comprar as novidades que são lançadas pela sociedade de consumo.