A complexidade do animal humano no mundo (natural): por uma educação física crítica ambiental
Educação Física Escolar; Complexidade; Criticidade; Demandas Ambientais; Animal Humano; Mundo Natural
Esta dissertação trata-se de um olhar para além de uma educação física esportivista e uma educação ambiental não crítica. A discussão acerca da complexidade do animal humano no mundo (natural), perpassa por diversas
camadas, desde a questão antropocêntrica, falácias do capitalismo e questões de uma educação ambiental pouco dialogada na formação inicial de professores/as de educação física e consequentemente na educação física
escolar. Essas implicações levaram a questionamentos acerca da relação do animal humano consigo mesmo, com os/as outros/as e com o mundo (natural), além de possibilitar outros olhares à procura de uma educação ambiental crítica. Essas reflexões levaram a implicações para uma possível educação física crítica ambiental, convidando professores/as de educação física a refletir sobre sua formação inicial e suas práticas pedagógicas atrelando com objeto de estudo. Tendo como objetivo identificar possíveis aproximações das práticas pedagógicas dos/as professores/as-pesquisadores/as de educação física, com a complexidade do animal humano no mundo (natural). Para tanto, esta pesquisa será realizada com professores/as da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza que participam do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) dos polos do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (IEFES-UFC) e do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Caucaia. Como metodologia, optamos em utilizar narrativas (auto)bibliográficas. Essas narrativas permitem um encontro com suas próprias histórias de vida.
Acontecerá dois encontros, no primeiro será realizada uma narrativa na tentativa de resgatar os saberes que os/as participantes carregam acerca da complexidade do animal humano no mundo (natural) associando ao seu contexto
pessoal, acadêmico e profissional. Após a realização das narrativas será realizada uma discussão acerca do objeto de estudo para novas reflexões. Na segunda reunião, os/as participantes farão outra narrativa, direcionada a
possíveis reflexões advindas da reunião anterior, direcionadas as suas práticas pedagógicas. Por fim, será construído uma rede de saberes ambientais atrelando o referencial teórico dessa escrita com os achados dos/as professores/as, contribuindo assim, para uma educação física crítica ambiental.