A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO REMOTO: UM DIÁLOGO COM O PIBID-EF/UFRN
Educação Física. Formação docente. PIBID. Ensino Remoto Emergencial.
O presente estudo tematiza, assuntos que dialogam com a formação docente inicial em Educação Física (EF), o uso das mídias e tecnologias e o cenário educacional pandêmico. Acreditamos que discutir a docência em EF no período remoto é também contribuir para a reflexão sobre tal processo, e, tendo em vista os objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em especial o de incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica, e de mobilizar professores(as) da rede pública básica de ensino como co-formadores dos(as) futuros(as) docentes, nos debruçamos neste estudo sobre o seguinte questionamento: Como o PIBID-EF/UFRN pode contribuir para a docência em EF no diálogo com a mídia e tecnologia, considerando a experiência no período de ensino remoto? Nesse contexto, objetivamos analisar as contribuições autodeclaradas dos(as) licenciandos(as) vinculados(as) ao PIBID-EF/UFRN, vivenciado durante o período de ensino remoto emergencial, considerando os temas de mídia e tecnologia, para a docência em EF. A pesquisa é exploratória de de natureza qualitativa. Utiliza análise documental de relatórios individuais e atividades como fonte de dados além de questionário on-line, como questões abertas e fechadas, para mapear indícios que respondam os objetivos do estudo. Os dados encontrados apontaram para a experiência pedagógica e os afetos ocasionados pelo programa, para os desafios e os impactos de exercer a docência durante o ensino remoto emergencial, para a produção acadêmica realizada durante o programa e para o impacto do auxílio financeiro na continuidade das atividades acadêmicas dos participantes. A pluralidade do saber vista nesses documentos de pesquisa denotam um ganho de habilidades com as mídias e tecnologias digitais, em contraponto à falta de espaço para o corpo em movimento, resultando na mediação pelas variadas linguagens da EF.