VALORES HUMANOS: UM DIÁLOGO COM A PRÁTICA ESPORTIVA EDUCACIONAL NO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO – FORÇAS NO ESPORTE
Esporte educacional; Valores humanos; Forças no Esporte.
Este estudo teve por objetivo identificar quais os valores são explorados através da prática esportiva nas aulas dos professores/monitores e como esses valores são compreendidos, pelos familiares e adolescentes que participam do Programa Segundo Tempo - Forças no Esporte realizado na ERMN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, obtendo como ferramenta a entrevista semiestruturada. Em relação a análise de dados, foi utilizado a técnica de análise de conteúdo da Bardin. A amostra foi dividida em três grupos, sendo eles: quatro profissionais do núcleo (um coordenador geral, um professor e duas monitoras); dez alunos(as) participantes do programa; e quatro familiares dos participantes. A pesquisa estruturou-se a partir de quatro capítulos: 1. A trajetória do esporte: um regaste histórico e social com ênfase na legitimação do esporte educacional; 2. Valores humanos; 3. O Programa Segundo Tempo e o seu desdobramento para a vertente Forças no Esporte; e 4. Esporte educacional e construção de valores humanos no Profesp a partir da perspectiva dos participantes. No 3 e 4 capítulos constitui-se os resultados da pesquisa. Em relação ao terceiro capítulo, ficou evidenciado contradições em relação a oferta do esporte como educacional nos documentos norteados das atividades desenvolvidas no Profesp. Todavia, no quarto capítulo ocorreu similaridades entre a compreensão dos valores humanos trabalhados, destacando-se: o respeito, a amizade, honestidade, saber ganhar e perder, reconhecer seus limites, bondade, ética, disciplina, companheirismo, solidariedade, empatia e o Fair-play. Além disto, foram observados outros elementos recorrentes: o favorecimento do desenvolvimento nas dimensões humanas através do esporte, o(a) professor(a)/monitor(a) como agente fundamental no processo de ensino-aprendizagem, a mudança de comportamento, a ampliação na perspectiva de novas possibilidades sociais e melhoria na qualidade de vida. Desta forma, concluiu-se que apesar da dimensão atitudinal aparecer de maneira implícita nas intervenções, o programa apresenta peculiaridades em seu planejamento que promovem ações positivas para a construção de valores humanos nos seus participantes