Efeito dos exercícios na qualidade de vida e na sobrecarga efetiva de cuidadores de pessoas com deficiência intelectual: um protocolo de revisão sistemática
Palavras chaves: caregivers, intellectual disability, quality of life, physical exercise, affective burden, caregiver syndrome
Introdução: Estima-se que existam aproximadamente 785 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência globalmente, representando 15,6% da população mundial, cerca 1,2% da população, têm deficiência intelectual. Essa deficiência é caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo. Todas essas limitações têm um impacto importante na autonomia e independência, sendo necessária a presença constante de um cuidador que tem importante papel de auxiliar essas pessoas nas atividades diárias. Estudos têm demonstrado importantes implicações na saúde e qualidade de vida do cuidador, sendo os sintomas físicos e emocionais mais frequentes, como ansiedade, estresse, alteração do estado emocional, problemas cardiovasculares, redução ou aumento do peso corporal e problemas na coluna. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar qual o efeito dos exercícios na qualidade de vida e na sobrecarga efetiva de cuidadores de pessoas com deficiência intelectual?
Métodos: Trata-se de um protocolo de revisão sistemática que seguirá as diretrizes da Colaboração Cochrane e dos principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises protocolos (PRISMA-P). O protocolo foi registrado no prospectivo internacional registro de revisões sistemáticas (PRÓSPERO), número de registro: CRD42022339145. As buscas dos estudos serão realizadas nas seguintes bases de dados: MEDLINE, PubMed, Cochrane Library, Science direct, Bireme, SportDiscus e google scholar (avançado). A estratégia de busca será composta por termos e palavras chaves baseado nos descritores de saúde (DESC) e no Medical Subject Headings (MESH). Os critérios de elegibilidade serão: ensaios controlados randomizados (ECR) e quase-randomizado, com a participação de adultos cuidadores de pessoas com deficiência intelectual de ambos os sexos, sem restrição de idiomas e ano. Tipos de intervenções Estudos que incluem intervenções com exercícios físicos (por exemplo, exercícios aeróbicos, exercícios de resistência e programa de exercícios multicomponentes, pilates, yoga, etc). Todos os estudos incluídos devem ter sido analisados no período de 4 semanas de intervenção, com qualquer frequência e intensidade. Serão analisados os seguintes desfechos: qualidade de vida, sobrecarga efetiva, eventos adversos e adesão.
Resultados esperados: Espera-se através do planejamento desta revisão sistemática entender quais os tipos de exercícios, protocolos e características provocam efeitos sobre os desfechos na saúde dos cuidadores. E consequentemente auxiliar no processo de cuidado e atenção a esse público.