EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR.
Educação Física Escolar, Novo Ensino Médio, Planejamento Participativo
As diretrizes do Novo Ensino Médio inserem mudanças na educação física escolar, é imperativo uma readequação na metodologia de aula e principalmente no planejamento, pois temos que validar nosso lugar na escola. A construção de um currículo unificado e participativo foi a nossa proposta de enfrentamento desse desafio. A população foi constituída por 120 alunos do ensino médio, das turmas de 1° e 2° anos, e pela equipe de docentes da Escola Estadual Berilo Wanderley no ano de 2022. Para a obtenção dos resultados optou-se por questionário e reuniões para os alunos onde foi realizado o planejamento participativo, já para os docentes foram entrevistas semi estruturadas e reuniões de planejamento enviados via internet. Com a devolutiva dos questionários, e a validação do planejamento participativo por alunos e professores, iniciamos as intervenções que mostraram que ele é uma estratégia que pode proporcionar muitos ganhos quando implementado na escola: melhora da adesão às aulas, diminuição da evasão, e o interesse foram pontos importantes.