EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E MATERIAL DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO E USO DE LIVRO PARADIDÁTICO DIGITAL E INTERATIVO
Educação Física escolar; Material didático; Tecnologia.
O presente estudo parte da relação entre a Educação Física (EF) escolar e o uso de materiais didáticos, chegando aos debates sobre temas relevantes debatidos transversalmente a todas as unidades temáticas da EF postas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando a relevância histórica deste tema para a Educação Física. É sob esta excitação que nossa pesquisa se desenvolve problematizando a possibilidade de implantação de um artefato incomum à tradição da EF escolar – o livro paradidático – no ensino de temas que possibilitem a transversalização com todas as unidades temáticas do componente curricular na BNCC, no caso a saúde. Busca-se responder ao seguinte questionamento: como se dá o processo de construção, bem como os passos didático-pedagógicos na Educação Física escolar a partir do uso do livro paradidático digital e interativo? O estudo tem como objetivo geral compreender as estratégias dos professores e das professoras de EF escolas do ensino fundamental /II para viabilizar o uso de material paradidático digital e interativo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória. Os estágios exploratórios nos levam a três etapas. A primeira, de natureza descritiva, expõe o processo de idealização, escrita e apresentação de um livro paradidático digital e interativo. A segunda, também de caráter descritivo, apresenta o contato com os professores de EF da rede pública de educação da cidade do Natal/RN. Enquanto a terceira etapa trata de uma análise de conteúdo sobre os dados colhidos junto ao grupo focal de professores da rede pública municipal de ensino da capital do Rio Grande do Norte (planejamentos, aulas e entrevistas semiestruturadas). Nesta fase seguiremos as três fases da operacionalização da análise temática proposta por Minayo (2007): a) pré-análise; b) exploração do material; e c) tratamento dos resultados. O grupo é formado por quatro professores e uma professora que serão apresentados no texto como personagens fictícios do universo Star Wars. Destes, apenas três conseguiram fazer uso do livro paradidático em sua prática docente, enquanto os outros apontaram a falta de acessibilidade e o contexto do ensino remoto como principais fatores para o impedimento na utilização do material.