REFORMA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: uma análise sobre a noção de linguagem e suas implicações para a Educação Física
Ensino Médio - Linguagem - Educação física
O Ensino Médio se tornou palco de discussão e debate nos últimos anos por conta da promulgação da Lei 13.415/2017. As mudanças mais significativas são a ampliação da carga horária para 3000h, flexibilização curricular com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os itinerários formativos. Tendo cada Estado de reestruturar o seu currículo e arquitetar sua implantação até 2021, diversas lacunas e questionamentos se acumularam nesse percurso, sendo a própria noção e sistematização da áreas de linguagens uma delas. Essa pesquisa se inscreve neste ínterim e possui as seguintes questões: quais as compreensões de linguagens apresentados pelos documentos da BNCC e suas reverberações no currículo de Sergipe no contexto da mudança do Ensino Médio promulgada pela Lei 13.415? Como tais compreensões dialogam com o ensino da Educação Física? A pesquisa tem por objetivo de analisar a compreensão de linguagem na BNCC e no currículo de Sergipe para refletir suas possíveis implicações no ensino da Educação Física no Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico será de abordagem qualitativa e uma pesquisa considerada exploratória e descritiva. Na primeira fase utilizaremos a pesquisa documental com a exploração de fontes primárias. Os documentos analisados serão: a Base Nacional Comum Curricular da etapa do Ensino Médio e o currículo para o Ensino Médio de Sergipe. A partir da exploração do material procede-se com a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979) com o auxílio do software IRAMUTEQ através do tratamentos dos dados a partir da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Na segunda fase será utilizada a pesquisa descritiva da cena educativa no Ensino Médio em Sergipe. O instrumento de coleta será a entrevistas semiestruturada e a amostra da pesquisa é composta por 9 docente da rede de Ensino Estadual de Sergipe, sendo eles: a coordenadora de etapa do Currículo do Ensino Médio e do Serviço de Ensino Médio da SEDUC; cinco redatores da área de Linguagens, sendo cada um da disciplina de Educação Física, Artes, Português, Língua Inglesa e Espanhol; Três professores de Educação Física que participaram De algum momento da consulta pública na construção do currículo de Sergipe. Posteriormente cruzaremos as análises realizadas na primeira fase junto com a segunda para compreender a estrutura curricular do Novo Ensino Médio no tocante as Linguagens.