SABERES CORPORAIS E ESTÉTICOS DA OBRA DE CARLOS
SÉRGIO BORGES: REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
corpo, estética, fenomenologia e Educação Física.
Nesse estudo, buscamos aprofundar a compreensão de corpo sábio, estético, ontológico
e sensível no campo da Educação Física, perspectivando, destarte, ampliar nossos
horizontes de percepção em relação a esses saberes, para tanto, enfatizamos a expressão
criadora do artista plástico Carlos Sérgio Borges. Para o alcance dessa percepção nos
ancoramos nas bases filosóficas de Merleau-Ponty, as quais sobrelevam nossa condição
de humano, como seres da existência, que somos, indiviso, que estamos entrelaçado ao
mundo de forma biológica, cultural e histórica, considerando a nossa contingência
enquanto seres encarnados. Na tentativa de estarmos contribuindo de modo a favorecer
na construção de corpos mais livres, menos encarcerados, por visões lineares, ainda tão
presentes na Educação Física, rompendo barreiras enrijecidas, traçamos como objetivo
ampliar a concepção de corpo como fonte de conhecimento, sensível, sábio e estético, e
o que esses saberes tem a acrescentar para a Educação Física. Na perquirição desse
objetivo nos esteiramos na compreensão fenomenológica de corpo pautada por Merleau-
Ponty tendo como base a pesquisa qualitativa, já que, como se trata de uma percepção
do fenômeno, este jamais se baseará em uma lógica fechada, imbuída por concepções
inertes. E para isso, nos entregamos ao fenômeno, de modo, a perceber a partir das
experiências vividas, considerando a redução, atentando para uma descrição
desprendida de explicações rígidas, porém, reflexivas, atenta a novos olhares,
apreendendo novos sentidos e significados por esse corpo que transcende. Desse modo,
utilizamos para esse fim, uma rede de significados composta por vários elementos em
conjunto com as leituras referenciadas, que fecundaram esse estudo subsidiando nossas
reflexões.