A CONSTRUÇÃO DO CORPO NO FUTEBOL DE MULHERES: ESTABELECENDO RELAÇÕES COM A SAÚDE
Corpo. Futebol de Mulheres. Saúde. Educação Física.
Pesquisas a respeito dos mais diversos significados e representações que o corpo assume nas práticas corporais, em especial, no futebol, têm conquistado um espaço cada vez maior no campo dos estudos sobre o movimento humano, cultura e educação. A investigação a respeito da mulher no universo do futebol tem sido realizada a partir de diferentes aspectos de análise, em variados trabalhos. No entanto, ainda existem muitas questões a serem discutidas, já que tais pesquisas analisam um aspecto ou outro das práticas corporais no esporte, ficando ainda a questão da construção do corpo dessas atletas. Diante disso, esta pesquisa objetivou compreender aspectos socioculturais que contribuem na construção do corpo no futebol de mulheres e suas relações com a saúde, no sentido de apontar reflexões para a Educação Física. Optamos pela fenomenologia do filósofo Maurice Merleau-Ponty (1999) para considerar as experiências vividas de quinze jogadoras da equipe do Cruzeiro Futebol Clube da cidade de Macaíba/RN, com outros corpos e fenômenos para a construção do conhecimento como algo infinito, inacabado. As compreensões apresentadas apontam relações entre corpo, saúde e esporte. Apresentamos a necessidade de se considerar o ser em sua totalidade, oportunizando o entendimento do ser humano em seu modo de estar no mundo, seja nas questões socioculturais, físicas, espirituais, afetivas ou psicológicas. Este estudo contribui para a área da Educação Física por aflorar um modo de ver e enxergar a saúde na Educação Física numa perspectiva existencial. Nesse sentido, poderá possibilitar ao profissional a liberdade para conduzir suas práticas sem se deter aos modismos impostos pela cultura física de saúde, além de poder direcionar os sujeitos envolvidos ao reconhecimento dos limites e possibilidades do próprio corpo e de sua saúde, colaborando para uma percepção que valoriza o ser enquanto uno, as suas relações, suas experiências e, sobretudo, seus quereres.