O CORPO E O YOGA: REFLEXÕES FENOMENOLÓGICAS E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
Yoga; Corpo; Saúde; Práticas Integrativas e Complementares; Educação Física.
As práticas integrativas e complementares se tornam política do Ministério da Saúde do Brasil em 2006, contemplando cinco práticas em sua origem, contu-do é apenas no ano de 2017 que o yoga é incluído a essa política. Essa pes-quisa aborda aspectos históricos das práticas integrativas e complementares entrelaçando-a com o yoga. Apesar da recente inserção, o yoga é uma prática milenar e difundida pelo ocidente, apresentando-se a necessidade de com-preender os praticantes ocidentais do yoga. Nesse sentido, a pesquisa objetiva compreender a construção do corpo de yogis do Núcleo de Yoga Professor Hermógenes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com vistas a identificação de contribuições para a Educação Física. Além de identificar e discutir: as percepções e compreensões dos praticantes sobre corpo, bem co-mo os efeitos das práticas corporais para seus usuários. A pesquisa se funda-mentou no método fenomenológico de Maurice Merleau-Ponty, a partir da es-tratégia do fenômeno situado, por isso houve o deslocamento da pesquisadora para o mundo vivido do yoga de quinze entrevistados com base no diálogo a partir de entrevistas semiestruturadas. Os entrevistados apontaram suas per-cepções e compreensões relacionadas ao corpo. Compreendemos o corpo en-quanto o sujeito em sua totalidade, nessa perspectiva discutimos sobre as mo-tivações e percepções dos entrevistados que apontam suas transformações, cuidados e estímulos à permanência em vivenciar o yoga. Logo, discernimos que esse estudo contribui para área da Educação Física por emergir um novo olhar sobre essa prática corporal, apresentando resultados da importância do yoga para o seu praticante. Em virtude de ampliar o olhar do yogi para a com-preensão de quem se é, transmutando para uma percepção que valoriza o ser, as relações, os significados e os símbolos das vivências realizadas no contex-to investigado.