APRENDIZADOS DO CHÃO DE TERRA AO SENSOR DE MOVIMENTO:
O futebol nas aulas de Educação Física
Educação Física; Aprendizagem; Futebol; Sensores remotos.
A presente dissertação é oriunda do entraves percebidos sobre e a utilização da tecnologia midiática na escola, em especial nas aulas de Educação Fisica, além de ser debruçada em um dos seus conteúdos mais tradicionais, os esportes, e tem como temática o futebol. O nascimento da problemática advém da inquietude do pesquisador, praticante da modalidade, árbitro de futebol profissional e amante dos jogos digitais. Como pontapé inicial compreendemos que existe uma penetração das tecnologias digitais na escola de maneira que se torna difícil negá-las, fazendo surgir assim, a necessidade de trabalhar com elas. Surge então a seguinte questão de estudo: A partir da experimentação do futebol por diversas formas, a apropriação desenvolvida na vivência virtual auxilia na compreensão do conteúdo futebol? Baseado nessa questão e em outras motivações o presente estudo tem por objetivo geral: Identificar se e como a experiência corporal com futebol e sensores de movimento auxilia na compreensão do conteúdo futebol. Como objetivos específicos se propõe a analisar se a partir de vivências na modalidade futebol há ampliação dos conhecimentos entre as plataformas experimentadas, a virtualizada e a convencional bem como a dimensão conceitual. Como segundo objetivo específico pretende identificar as potencialidades e fragilidades do uso dos jogos de sensores de movimento no aprendizado do futebol. O estudo descritivo adota uma abordagem qualitativa e tem como modalidade de pesquisa o estudo de caso. Para o debate, utilizamos como suporte as concepções Freireanas de ensino aliadas a Pedagogia Crítico-emancipatória de ensino da Educação Física, utilizando como metodologia de intervenção a pedagogia de ação didática comunicativa. Nossa interlocução na prática pedagógica foi composta por 6 encontros realizados na Escola Municipal Dr. Júlio Gomes de Senna localizada no município de Ceará-Mirim/RN, na turma do 7º ano do Ensino Fundamental II e constou de uma unidade didática sobre futebol onde os alunos desfrutaram de vivências do futebol convencional e o jogo virtual, além de aulas expositivas e dialogadas. Como coleta de dados utilizou: questionário diagnóstico, observação sistemática das aulas, diário de campo e registros imagéticos.