EFEITOS DE DIFERENTES PROTOCOLOS DE EXERCÍCIO FÍSICO EM MEIO AQUÁTICO SOBRE O DESEMPENHO MOTOR-COGNITIVO E FUNÇÕES COGNITIVA EM IDOSAS FISICAMENTE ATIVAS: UM ESTUDO CRUZADO
Idosas ativas; Desempenho motor-cognitivo; Marcha; Função executiva.
Introdução: O processo de envelhecimento é inevitável, porém varia de individuo para individuo os efeitos causados por ele, sabe-se que o envelhecimento ativo retarda os efeitos degenerativos causados pelo avanço da idade, assim dependendo do nível e do tipo de atividade praticado ao longo do tempo ocorre modificações nos desempenhos motores e cognitivos em comparação a idosos que não tem um estilo de vida ativo e saudável. Em busca de saber mais sobre qual tipo de atividade melhora ainda mais esses desempenhos em idosas ativas, propôs três sessões diferentes e um momento controle para analise. Objetivo: Analisar quais os efeitos agudos de diferentes sessões sobre a capacidade funcional em idosas ativas. Métodos: Estudo controlado e randomizado com delineamento cruzado, onde cada sujeito passará por três sessões e um momento controle, a primeira sessão ocorrerá com exercício de dupla tarefa com estimulação baseada na aprendizagem motora (movimentos novos) no meio aquático, a segunda com exercício automatizado (movimento padronizado) no meio aquático, e a terceira a sessão com apenas estimulo cognitivo (Audiovisual) no laboratório, para analisar o efeito sobre o desempenho da marcha e da função executiva, através do Teste de levantar e caminhar em diferentes situações na plataforma de caminhada e testes neuropsicológicos para a função executiva. Resultados: A normalidade dos dados foi verificada pelo teste Shapiro-Wilk. Os dados foram expressos em mediana e percentis 25 e 75. Teste de Friedman foi aplicado para comparar os valores de mudança absoluta (∆ = pós – pré) de cada variável dependente entre as sessões de exercício. Teste de Wilcoxon foi usado na comparação intra-condição de cada variável dependente. O tamanho do efeito foi calculado pela seguinte fórmula: [z / √ n]. O nível de significância estatística adotado foi de p < 0,05. Os procedimentos estatísticos foram feitos com auxílio do SPSS para Win/v.22.0 (Statistical Package for Social Sciences, Chicago, IL, USA). Não houve diferença significativa entre as sessões quanto ao desempenho da marcha e da função executiva, porém foi observada uma melhora pós as intervenções propostas. Conclusão: Os resultados do estudo demonstraram que o protocolo de dupla tarefa utilizado apresentou um efeito potencial positivo na melhora ao desempenho motor-cognitivo e nas funções cognitivas em idosos ativas, relacionado ao aspecto da mobilidade e ao aspecto cognitivo. Desta forma, sugere-se o incentivo da adição de exercícios com outras sessões de demanda com dupla tarefa na prática clínica e nas práticas de atividades físicas regulares como uma forma de melhorar o desempenho funcional e prevenir possíveis acidentes em idosos ativas.