PGE/CB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: (84) 3342-2334/401 https://posgraduacao.ufrn.br/pge

Banca de DEFESA: PEDRO PAULO SOUZA LOPES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO PAULO SOUZA LOPES
DATA : 02/03/2026
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DO DECOL/CB/UFRN e Google Meet (https://meet.google.com/dxa-pspc-drn)
TÍTULO:

DISSECANDO A RELAÇÃO ESPÉCIE-ÁREA DE INVERTEBRADOS AQUÁTICOS EM RIOS NÃO-PERENES: UMA ABORDAGEM MACROECOLÓGICA 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Metacomunidades. Uso e cobertura do solo. Intermitência de fluxo. Distribuição de abundância de espécies. Agregação intraespecífica. Efeitos dependente de escala.

 


PÁGINAS: 46
RESUMO:

Globalmente, os rios estão enfrentando uma rápida perda de biodiversidade devido a impactos antrópicos, tais como mudanças no uso do solo e aumento da intermitência do fluxo associada às mudanças climáticas. Entretanto, o efeito destes estressores em ecossistemas fluviais são geralmente dependentes da escala, o que pode gerar controvérsia entre estudos conduzidos em diferentes escalas espaciais. Assim, a Relação Espécies-Área (REA) representa uma ferramenta poderosa para investigar os efeitos de tais estressores na biodiversidade, potencialmente reconciliando padrões controversos através de escalas. Neste trabalho, nós investigamos se, como e através de quais propriedades das metacomunidades (i.e., agregação intraespecífica, distribuição de abundância de espécies, número total de indivíduos e conjunto regional de espécies) a conversão no uso do solo e a intermitência do fluxo modelam a REA para metacomunidades de invertebrados aquáticos. Para testar nossas hipóteses, utilizamos uma grande base de dados de rios do sudeste da França contendo 48 metacomunidades. Nossos resultados indicaram que a intermitência reduz o intercepto e aumenta a inclinação da REA ao aumentar a agregação intraespecífica e reduzir a equitabilidade das comunidades. Isto demonstra que rios não-perenes suportam grande diversidade regional, apesar da baixa diversidade local. A urbanização, por sua vez, reduz o intercepto ao diminuir tanto a equitabilidade quanto a diversidade gamma, resultando em perda consistente de biodiversidade em múltiplas escalas. A agricultura extensiva esteve associada a aumentos em ambos os parâmetros da REA via incremento da diversidade gamma, embora os mecanismos responsáveis por esse padrão não tenham sido diretamente avaliados neste estudo. Destacamos a necessidade de adotar estratégias ponderadas de conservação para proteção e restauração de ecossistemas fluviais compostos por trechos não- perenes tendo em vista o cenário de mudanças globais, além de considerar múltiplas escalas espaciais. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3060333 - ANDROS TAROUCO GIANUCA
Interno - 1714892 - ADRIANO CALIMAN FERREIRA DA SILVA
Externa à Instituição - CARLA FERREIRA REZENDE - UFC
Notícia cadastrada em: 24/02/2026 15:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao