O Ensino de Enfermagem Gerontológica na formação do enfermeiro.
Educação em enfermagem; Gerontologia; Currículos de enfermagem.
O envelhecimento da sociedade, consequência do processo de transição demográfica e epidemiológica ocorreu de forma acelerada nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, como está ocorrendo no Brasil. Em seu processo natural de envelhecimento, o organismo enfrenta alterações biológicas e psicológicas, além de ser um período propício à instalação de alguns dos processos mórbidos, próprios dessa fase da vida. Observa-se que o setor saúde necessita de uma reestruturação de suas práticas no atendimento à pessoa idosa, de maneira a possibilitar um cuidado integral e humanizado. Nesse sentido, identifica-se a necessidade de uma formação de profissionais qualificados para assistirem a pessoa idosa e, para isso, é importante que os currículos de formação do enfermeiro se adequem a esta nova realidade. O estudo tem o objetivo de analisar o ensino de enfermagem gerontológica nos cursos de graduação quanto à inserção dessa área de conhecimento na formação do profissional enfermeiro. Trata-se de estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa a ser realizado em instituições de ensino, públicas e privadas, em cursos de graduação em enfermagem. A população envolvida, corresponde aos coordenadores de curso de graduação e professores do componente curricular enfermagem gerontológica. O instrumento de coleta de dados consiste em um questionário contendo questões abertas e fechadas, relacionadas ao ensino da gerontologia nos cursos de graduação em enfermagem. Os resultados serão analisados de acordo com a análise temática de conteúdo a partir das categorias temáticas originárias discutidas conforme a literatura pertinente. Como referencial teórico de aprendizagem reflexiva, com base em Shöon e com uma proposta de ensino reflexivo para a formação do profissional enfermeiro na área de gerontologia.