Corações e mentes desvendam o sistema
único de saúde: visões e vivências de estudantes de enfermagem
Descritores: enfermagem; formação; estudantes; sistema único de saúde;
comunidade.
Uma das tentativas do ministério da saúde de contribuir para tornar a saúde
coletiva mais atraente para o estudante da área de saúde/enfermagem se trata
do projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS). Portanto,
estudar a visão de discentes sobre o ensino de enfermagem a partir de suas
vivências no VER-SUS constitui o objeto desta investigação. Seu objetivo é
analisar as visões e vivências de estudantes de enfermagem sobre a
contribuição do VER-SUS na sua formação profissional. Trata-se de um estudo
do tipo descritivo/exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram 18
estudantes da graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio
Grande do Norte (UFRN), egressos do VER-SUS, no período de 2006/2009.
Para a coleta de informações, foram utilizadas as técnicas de grupo focal
orientado por um roteiro de questões, e entrevista semiestruturada, com
questões abertas e fechadas. As informações coletadas foram analisadas
através da técnica de análise de conteúdo, na modalidade de análise temática.
O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN pelo
parecer nº. 223/2010. A vivência e o estágio do VER-SUS contribuíram de
forma significativa para a formação em saúde, pois ajudaram a perceber o
papel da universidade e da formação em saúde/enfermagem em meio ao
modelo hegemônico de formação. Nas visões e vivências dos estudantes de
enfermagem participantes do projeto sobre o SUS foi de suma importância a
utilização de metodologias ativas para o processo ensino/aprendizagem e os
facilitadores atuaram como condutores da aproximação com o SUS. O estudo
concluiu que o VER-SUS contribuiu para a formação em saúde/enfermagem,
aproximando os estudantes da realidade da comunidade.