Banca de DEFESA: CECILIA NOGUEIRA VALENÇA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CECILIA NOGUEIRA VALENÇA

DATA: 14/03/2011

HORA: 09:00

LOCAL: DEPARTEMENTO DE ENFERMAGEM

TÍTULO:

Corações e mentes desvendam o sistema
único de saúde: visões e vivências de estudantes de enfermagem


PALAVRAS-CHAVES:

Descritores: enfermagem; formação; estudantes; sistema único de saúde;
comunidade.


PÁGINAS: 124

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Enfermagem

SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

RESUMO:

Uma das tentativas do ministério da saúde de contribuir para tornar a saúde
coletiva mais atraente para o estudante da área de saúde/enfermagem se trata
do projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS). Portanto,
estudar a visão de discentes sobre o ensino de enfermagem a partir de suas
vivências no VER-SUS constitui o objeto desta investigação. Seu objetivo é
analisar as visões e vivências de estudantes de enfermagem sobre a
contribuição do VER-SUS na sua formação profissional. Trata-se de um estudo
do tipo descritivo/exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram 18
estudantes da graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio
Grande do Norte (UFRN), egressos do VER-SUS, no período de 2006/2009.
Para a coleta de informações, foram utilizadas as técnicas de grupo focal
orientado por um roteiro de questões, e entrevista semiestruturada, com
questões abertas e fechadas. As informações coletadas foram analisadas
através da técnica de análise de conteúdo, na modalidade de análise temática.
O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN pelo
parecer nº. 223/2010. A vivência e o estágio do VER-SUS contribuíram de
forma significativa para a formação em saúde, pois ajudaram a perceber o
papel da universidade e da formação em saúde/enfermagem em meio ao
modelo hegemônico de formação. Nas visões e vivências dos estudantes de
enfermagem participantes do projeto sobre o SUS foi de suma importância a
utilização de metodologias ativas para o processo ensino/aprendizagem e os
facilitadores atuaram como condutores da aproximação com o SUS. O estudo
concluiu que o VER-SUS contribuiu para a formação em saúde/enfermagem,
aproximando os estudantes da realidade da comunidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Externo à Instituição - JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA - UERN
Presidente - 6345524 - RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
Interno - 347162 - ROSANA LUCIA ALVES DE VILAR
Notícia cadastrada em: 25/02/2011 09:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao