Ensino do Processo de Enfermagem: Visão dos discentes de graduação em Enfermagem do município de Natal-RN
processos de enfermagem, ensino, enfermagem
O processo de enfermagem é o meio sistematizado de oferecer cuidados humanizados objetivando atingir resultados esperados. Vem crescendo a preocupação das instituições de saúde e de ensino em elaborar estratégias de implementação do mesmo. Venho percebendo na minha vivência profissional uma desarticulação teórico-prática no processo de enfermagem, tanto pelos enfermeiros formados como pelos alunos da graduação. Fato este foi motivador de realizar este estudo, tendo em vista a importância do ensino na formação de profissionais aptos a aplicar o processo de enfermagem na prática. O objetivo desta pesquisa será identificar a visão dos discentes do último ano dos cursos de graduação de enfermagem de Natal/RN, sobre o ensino do processo de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo- exploratório de natureza quantitativa e com informações qualitativas. Será realizado em instituições de ensino superior pública e privadas de graduação de enfermagem do município de Natal/RN. A população será de aproximadamente 1140 discentes dos penúltimos e últimos períodos curriculares, e a amostra calculada para o estudo, de acordo com a fórmula de Barbetta, será de 296 participes. O processo de amostragem será de probabilidade com seleção aleatória utilizando o software Microsoft- Excel XP. O instrumento a ser utilizado será entrevista estruturada com perguntas abertas e fechadas. Será realizado um pré- teste em uma das instituições antes da coleta objetivando interceptar falhas que possam vir a comprometer o estudo. A coleta ocorrerá após anuência das direções e coordenações das instituições de ensino e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes. Os dados serão analisados estatisticamente pelo programa SPSS versão15.0. A análise das informações qualitativas será realizada por categorização e codificação, sendo a seguir inseridas no SPSS para análise estatística. A interpretação dos dados será realizada pelo diálogo com os autores, fortalecendo ou contradizendo os resultados encontrados. O conteúdo final do estudo estará disponível aos sujeitos da pesquisa, às instituições envolvidas e demais interessados na temática.