EFEITO DO MODULO ONLINE SOBRE LIDERANCA NA AQUISICAO DO CONHECIMENTO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM: estudo piloto de ensaio clinico randomizado.
Tecnologia Educacional, Enfermagem, Liderança, Educação em Enfermagem, Educação a Distância.
Embora as habilidades técnicas sejam fundamentais para a inserção profissional nas instituições, são as habilidades sociocomportamentais que garantem a permanência e o sucesso dos profissionais. Entre essas habilidades, a liderança se destaca no contexto da enfermagem. Com o avanço da globalização e da tecnologia, a educação tem passado por transformações significativas, promovendo maior flexibilidade no ensino e na aprendizagem. Nesse contexto, o presente estudo objetiva avaliar a eficácia de um módulo educacional online sobre liderança na aquisição de conhecimento entre estudantes de Enfermagem. O estudo foi desenvolvido em duas etapas. A primeira consistiu em um estudo metodológico, enquanto a segunda envolveu um delineamento experimental. A segunda fase foi conduzida com estudantes do sexto período de Enfermagem, regularmente matriculados no primeiro semestre de 2024, no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O Grupo Controle participou de aulas presenciais tradicionais no Departamento de Enfermagem, enquanto o Grupo Experimental teve acesso a um módulo educacional online,
composto por aulas gravadas, disponível no Google Classroom por um período de cinco dias. O instrumento de coleta de dados foi dividido em duas seções: a primeira abordava uma situação-problema e a segunda consistia na adaptação do Questionário de Autopercepção do Estudante de Enfermagem no Exercício da Liderança. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, sob o CAAE 75851023.0.0000.5537, com Parecer 6.599.419, e registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC), sob o número RBR-2dfqmr2. A maioria dos estudantes tinha entre 20 e 25 anos e era do sexo feminino. Observou-se uma mudança significativa na concepção de liderança após a intervenção. Tanto no grupo controle quanto no experimental, os dados indicaram um aumento expressivo no desenvolvimento das habilidades de liderança e na autopercepção dos participantes como líderes, com melhorias notáveis em áreas essenciais para a prática da liderança. Esses resultados sugerem que a intervenção educativa teve um impacto positivo no aprimoramento das habilidades de liderança entre os estudantes de Enfermagem, evidenciando uma maior concordância com conceitos fundamentais de liderança e um incremento significativo na autopercepção dos participantes como líderes. Portanto, esses achados reforçam a importância de integrar a temática da liderança nas estratégias de formação acadêmica, preparando os futuros enfermeiros para enfrentar os desafios do ambiente profissional de maneira mais assertiva e confiante.