Banca de QUALIFICAÇÃO: REBECCA STEFANY DA COSTA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REBECCA STEFANY DA COSTA SANTOS
DATA : 12/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

SIMULAÇÃO CLÍNICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO RACIOCÍNIO
DIAGNÓSTICO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER


PALAVRAS-CHAVES:

Diagnóstico de Enfermagem. Ensino. Simulação. Saúde da Mulher.


PÁGINAS: 113
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo geral avaliar a eficácia do uso da simulação clínica no
processo de ensino e aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem na saúde da
mulher em relação ao ensino tradicional em uma universidade federal do Nordeste brasileiro.
Apresenta os seguintes objetivos específicos: construir cenários de simulação clínica para
estimular o raciocínio diagnóstico de enfermagem dos discentes em Enfermagem na Saúde da
Mulher; Validar quanto ao conteúdo os cenários de simulação clínica construídos para estimular
o raciocínio diagnóstico de enfermagem dos discentes de Enfermagem na Saúde da Mulher;
Verificar entre dois grupos de discentes (grupo caso e grupo controle) de Enfermagem na Saúde
da Mulher, os escores e diferenças estatísticas existentes, antes e após o uso do ensino
tradicional e o uso da simulação clínica; Identificar a percepção dos discentes acerca dos
cenários simulados sobre Enfermagem na Saúde da Mulher através da Escala de Design da
Simulação; Aferir a contribuição do debriefing, por meio da Escala de Experiência com o
debriefing, na aprendizagem dos participantes. Trata-se de um estudo metodológico, seguido
de um ensaio clínico controlado e randomizado (ECCR), que terá como cenário de coleta de
dados a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
localizada na cidade de Natal, nordeste brasileiro. A pesquisa envolverá quatro etapas

consecutivas: 1) Construção e validação do instrumento de desempenho técnico-científico (pré-
teste e pós-teste); 2) Construção e validação dos cenários de simulação clínica sobre o raciocínio

diagnóstico em Enfermagem na Saúde da Mulher; 3) Implementação da simulação clínica
“Raciocínio Diagnóstico: competências para o aprendizado dos diagnósticos de Enfermagem
na Saúde da Mulher”; 4) Identificação do grau de satisfação dos discentes quanto à intervenção
através da aplicação de instrumento específico (Escala de Design de Simulação e Escala de
Experiência com o Debriefing). Os dados coletados serão organizados em planilha Microsoft
Office Excel 2010® e analisados no programa estatístico SPSS 20.0. Eles serão organizados
em tabelas e analisados com base em frequências absolutas, medidas de tendência central e

dispersão, e testes de associação de diferença de média. Busca-se neste estudo refutar a hipótese
nula e aceitar a hipótese alternativa de que a simulação clínica favorece o ensino-aprendizagem
do raciocínio diagnóstico na saúde da mulher de modo significativo. O projeto será enviado ao
Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFRN para sua análise e aprovação. O estudo é
relevante, pois favorece a compreensão de processos cognitivos envolvidos na formação
profissional do estudante de enfermagem, como a habilidade para o raciocínio diagnóstico na
saúde da mulher, contribuindo para a formação de profissionais capazes de elevar a qualidade
do cuidado prestado as mulheres no ciclo gravídico-puerperal sob sua responsabilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Externa à Instituição - JULIANA FARIA CAMPOS
Externa à Instituição - JULIANA DE LIMA LOPES
Interna - 1054749 - MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES
Presidente - 2379141 - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 02/07/2024 11:17
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