Tradução e validação transcultural de guia para formação de
paciente experto em estomia intestinal.
Enfermagem; Estomia; Participação do Paciente; Autoeficácia; Tecnologia
Culturalmente Apropriada.
Introdução: A Organização Mundial de Saúde incentiva a implementação de programas e
modelos assistenciais focados na autonomia, autogestão e autoeficácia de pacientes com
doenças ou condições crônicas. De forma a cumprir estes objetivos, o programa de paciente
experto baseia-se na aprendizagem entre pares e promove uma troca horizontal de
experiências entre pacientes formadores e aqueles com condições semelhantes. Na Espanha, a
formação de pacientes expertos e formadores ocorrem por meio de oficinas que dispõem de
recursos educativos específicos, como o guia "Viver com uma estomia: Formação para
Formadores", que fornece técnicas de dinamização de grupos, habilidades de comunicação e
planos de cuidados adaptado à condição da pessoa com estomia. Mesmo diante de uma
mudança de paradigma mundial quanto à assistência centrada na autonomia da pessoa com
condição crônica, sobretudo pessoas com estomia, o Brasil ainda não possui escolas de
formação de pacientes e as produções científico-tecnológicas a respeito desta temática são
escassas. Desta forma, é possível introduzir esta mudança de paradigmas com modelos e
tecnologias já testados e considerados estáveis. Objetivo: Traduzir e validar
transculturalmente um guia voltado para formação de formadores em estomia intestinal.
Metodologia:Trata-se de um estudo metodológico para tradução, adaptação e validação
clínica do referido guia , desenvolvido pelo programa da escola de paciente experto de
Andaluzia, na Espanha. A tradução e adaptação cultural para o contexto brasileiro ocorrerá
em cinco fases operacionais: Autorização dos autores da obra; Traduções iniciais; Síntese das
traduções; Retrotradução; e Composição de um comitê de especialistas. Além disso, a
pesquisa seguirá os princípios éticos estabelecidos na Resolução nº 466/2012 do Conselho
Nacional de Saúde, garantindo o respeito aos participantes, sua dignidade, autonomia e
anonimato, bem como obtendo consentimento informado por meio de manifestação expressa,
livre e esclarecida, a qual será formalmente documentada no TCLE. Resultados esperados:
Espera-se que esta pesquisa contribua significativamente para o desenvolvimento de uma
tecnologia educativa aplicável ao contexto brasileiro, fornecendo não apenas recursos
práticos para a formação de formadores em estomia intestinal, mas também servindo de
modelo para futuros estudos e produções científico-tecnológicos no campo da enfermagem.
Além disso, a implementação bem-sucedida do guia pode representar um avanço
considerável na ciência da enfermagem e na qualidade de vida dos pacientes com estomia
intestinal.