Construção, validação e efeito de um curso para a capacitação de enfermeiros na formação do paciente expert.
Educação em Saúde; Autogestão do cuidado; Atenção Primária à Saúde; Enfermeiro; Segurança do Paciente.
O objeto do estudo consiste no desenvolvimento de um curso para enfermeiros na formação de pacientes expert. E, tem como objetivo avaliar o efeito do curso para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação de pacientes experts. Trata de uma pesquisa estruturada em duas etapas: a primeira é uma investigação metodológica, que buscou construir e validar o curso para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação do paciente expert, a partir dos procedimentos teóricos, empíricos e analíticos; para tal, realizou-se uma Scoping Review, além de visitas em escolas de saúde ativas de paciente expert para a construção do curso; em seguida, elaborou-se um Google Forms com o conteúdo do curso pautado nos critérios adaptados de Pasquali, para ser avaliado por especialistas mediante a técnica Delphi para validação do curso; por fim, a partir da aplicação do Coeficiente de Validação de Conteúdo, foi possível aferir a concordância entre os juízes. A segunda etapa, uma pesquisa quase-experimental do tipo antes-depois com intervenção com um único grupo de participantes que propôs avaliar o efeito do curso, a qual contou com a participação de enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde do Município de Natal, Rio Grande do Norte, os quais participaram do curso propriamente dito. A coleta de dados realizou-se com a aplicação de pré e pós-teste de múltipla escolha e de escalas associadas aos cenários de simulação presentes em três dos seis encontros do curso. As informações obtidas por meio dos instrumentos foram tabuladas no software Statistical Package for Social Science for Windows, analisadas de forma descritiva simples e mediante testes inferenciais. A pesquisa segue os preceitos éticos do Conselho Nacional de Saúde com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 46980621.2.0000.5537). A Scoping Review resultou uma amostra de 234 estudos, identificou a Diabetes Mellitus (110; 39,9%) como a doença crônica mais prevalente e a atividade física (234; 08,7%) dentre as principais ações de autocuidado. O curso foi estruturado nas seguintes sessões: caracterização, ementa, objetivos, conteúdos, metodologias, avaliação, programação, referencias e apêndices, seguiram-se os princípios da Andragogia, da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Teoria da Autoeficácia. Na validação, realizaram-se duas rodadas Delphi: a primeira dispôs de nove juízes e um Coeficiente de Validação de Conteúdo total acima de 0,90, enquanto a segunda com seis e um Coeficiente de Validação de Conteúdo total de 0,99. A avaliação da efetividade teve sete enfermeiros, com predomínio do sexo feminino (06; 85,7%) e tempo de atuação na Atenção Primária à Saúde entre um e dez anos (04; 57,1%). A relação do pré e pós teste alcançou um resultado estatisticamente significativo (p-valor=0,008830). A Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem apresentou uma média superior à 4,5 (±0,5) em dois itens da satisfação e quatro de autoconfiança; a Escala de Experiência com o Debriefing apontou dois itens de habilidade do professor em conduzir o debriefing e o um sobre a orientação apropriada do professor, com uma média 5,0 (±0,0); e a Escala do Design da Simulação, uma média de 5,0(±0,0) apenas em um item pertencente aos objetivos e informações, e dois relacionados ao Feedback/Reflexão. Concluiu-se que o curso construído e validado é considerado efetivo para a capacitação de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na formação do paciente expert.