Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA SAYONARA TAVARES GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA SAYONARA TAVARES GOMES
DATA : 25/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

Validação de tecnologias cuidativo-educacionais como ferramentas de intervenção para diagnósticos de enfermagem


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem, Diagnósticos de Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Tecnologias educacionais.


PÁGINAS: 44
RESUMO:

O ingresso no ensino superior é um momento marcado por diversas mudanças na vida dos estudantes universitários, como a saída de sua cidade natal, dificuldades financeiras, frustrações no processo educacional, levando ao surgimento de desordens físicas e emocionais, que podem favorecer o desenvolvimento de condutas de risco em sua própria saúde. Nesse contexto, destacam-se os diagnósticos de enfermagem da NANDA Internacional: Comportamento de saúde sujeito a risco, Estilo de vida sedentário e Sobrepeso. Esses diagnósticos são frequentes em estudantes universitários, tendo em vista as transições vivenciadas e a fragilidade em seus cuidados de saúde durante o período do curso de graduação. Assim, como forma de minimizar os prejuízos para a saúde dos estudantes universitários, o enfermeiro pode se subsidiar das tecnologias cuidativo-educacionais na promoção do cuidado. Dessa forma, objetiva-se validar tecnologias cuidativo-educacionais para os diagnósticos de enfermagem Comportamento de saúde sujeito a risco, Estilo de vida sedentário e Sobrepeso em estudantes universitários de enfermagem, visando a promoção da saúde desses jovens. Trata-se de um estudo metodológico a ser realizado em duas etapas. A primeira etapa consiste na construção e validação aparente e de conteúdo de tecnologias cuidativo- educacionais voltadas para os diagnósticos de enfermagem Comportamento propenso e risco, Estilo de vida sedentário e Sobrepeso em estudantes da saúde, a partir de uma grupo focal. A segunda etapa será a análise do conhecimento dos estudantes universitários de enfermagem antes e após a aplicação da tecnologia cuidativo- educacional, por meio de um estudo experimental do tipo ensaio clínico randomizado. Esta proposta vincula-se ao grupo de pesquisa Práticas Assistências e Epidemiológica em Saúde e Enfermagem e a linha de pesquisa sobre tecnologia do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem. O projeto passará pela aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, respeitando todas as premissas éticas para estudos com seres humanos. Assim, espera-se contribuir para a produção de conhecimento em Enfermagem e a promoção da saúde dos estudantes universitários de enfermagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Interna - 1054749 - MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES
Externa ao Programa - 3149773 - DANDARA NAYARA AZEVEDO DANTAS - UFRNExterna ao Programa - 1529290 - PAULA FERNANDA BRANDAO BATISTA DOS SANTOS - UFRNExterno à Instituição - ELIZABETH TEIXEIRA - UEA
Notícia cadastrada em: 22/09/2022 14:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao