Validação de tecnologias cuidativo-educacionais como ferramentas de intervenção para diagnósticos de enfermagem
Enfermagem, Diagnósticos de Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Tecnologias educacionais.
O ingresso no ensino superior é um momento marcado por diversas mudanças na vida dos estudantes universitários, como a saída de sua cidade natal, dificuldades financeiras, frustrações no processo educacional, levando ao surgimento de desordens físicas e emocionais, que podem favorecer o desenvolvimento de condutas de risco em sua própria saúde. Nesse contexto, destacam-se os diagnósticos de enfermagem da NANDA Internacional: Comportamento de saúde sujeito a risco, Estilo de vida sedentário e Sobrepeso. Esses diagnósticos são frequentes em estudantes universitários, tendo em vista as transições vivenciadas e a fragilidade em seus cuidados de saúde durante o período do curso de graduação. Assim, como forma de minimizar os prejuízos para a saúde dos estudantes universitários, o enfermeiro pode se subsidiar das tecnologias cuidativo-educacionais na promoção do cuidado. Dessa forma, objetiva-se validar tecnologias cuidativo-educacionais para os diagnósticos de enfermagem Comportamento de saúde sujeito a risco, Estilo de vida sedentário e Sobrepeso em estudantes universitários de enfermagem, visando a promoção da saúde desses jovens. Trata-se de um estudo metodológico a ser realizado em duas etapas. A primeira etapa consiste na construção e validação aparente e de conteúdo de tecnologias cuidativo- educacionais voltadas para os diagnósticos de enfermagem Comportamento propenso e risco, Estilo de vida sedentário e Sobrepeso em estudantes da saúde, a partir de uma grupo focal. A segunda etapa será a análise do conhecimento dos estudantes universitários de enfermagem antes e após a aplicação da tecnologia cuidativo- educacional, por meio de um estudo experimental do tipo ensaio clínico randomizado. Esta proposta vincula-se ao grupo de pesquisa Práticas Assistências e Epidemiológica em Saúde e Enfermagem e a linha de pesquisa sobre tecnologia do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem. O projeto passará pela aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, respeitando todas as premissas éticas para estudos com seres humanos. Assim, espera-se contribuir para a produção de conhecimento em Enfermagem e a promoção da saúde dos estudantes universitários de enfermagem.