Construção e validação de tecnologia educacional para formação de paciente experto no âmbito do pós-transplante de células-tronco hematopoéticas.
Autocuidado; Educação em Saúde; Estudos de Validação; Pacientes; Tecnologia Educacional; Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas.
O Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH) surgiu como possibilidade de tratamento clínico no final da década de 1960 e apresenta-se como uma estratégia terapêutica consagrada na contemporaneidade para uma variedade de agravos onco-hematológicos malignos ou não malignos, como também, doenças autoimunes, metabólicas e inflamatórias graves que afetem a funcionalidade da medula óssea. O processo de TCTH envolve não apenas a infusão das CPH, compreende etapas complexas e elaboradas que demandam um gerenciamento do cuidado sistematizado de forma a reduzir os riscos e danos ao paciente. Durante as etapas do transplante o paciente e seu familiar/cuidador necessitam permanecer na cidade do serviço de saúde onde ocorrerá o procedimento, especialmente, após a alta para acompanhamento por tempo indeterminado em Hospital Dia. Dessa forma, cabe salientar a importância das orientações para a alta hospitalar, com a devida instrumentalização dos pacientes em relação ao autocuidado e cuidados domiciliares em todos os aspectos de vida em um ambiente não controlado. Portanto, o planejamento da alta deve ser o foco da assistência do enfermeiro durante o preparo do paciente para este momento específico do tratamento, com intuito de formar e capacitar o paciente para a autogestão do seu cuidado com vistas a minimizar suas dúvidas, a ansiedade e o risco de agravos a sua saúde. O Programa Paciente Experto é uma das estratégias criadas para instrumentalizar o sujeito quanto ao manejo adequado de sua condição de saúde, por meio do qual os mesmos adquirem competências para um papel ativo e de liderança mediante a gestão compartilhada e colaborativa com os profissionais relacionadas a sua condição de saúde. Para a condução de educação em saúde na formação de Pacientes Expertos, diversos tipos de tecnologias e metodologias podem ser utilizados, dentre elas as educionais, com vistas a sistematizar os conhecimentos científicos e a prática clínica a quem se destina como um instrumento facilitador de informações essenciais ao autocuidado em saúde. Diante do exposto, delimita-se a seguinte questão de pesquisa: Qual deve ser o conteúdo e a aparência de uma tecnologia educacional para a formação de paciente experto no âmbito do pós-transplante de células-tronco hematopoéticas? Para isto, tem-se como objetivo geral desenvolver uma tecnologia educacional para a formação do paciente experto no âmbito do pós-transplante de células-tronco hematopoéticas. Trata de um estudo metodológico de abordagem mista, voltado para construção e validação de tecnologia educacional para subsidiar a formação do paciente experto no âmbito do pós-TCTH. Para os procedimentos teóricos serão realizadas buscas na literatura por meio de duas revisões de escopo, assim como, grupo focal com enfermeiros que atuam no setor de Transplante de Medula Óssea do Hospital Rio Grande e enfermeiros da Atenção Básica do Município de Natal/RN. Para os procedimentos empíricos serão utilizados o referencial de Pasquali et al. (2010) e o Suitability Assessment of Materials (SAM). Além disso, a etapa de validação contará com a participação de juízes experts na temática deste estudo, pesquisados por meio da Plataforma Lattes e selecionados mediante aplicação dos critérios de Fehring (1994). Por fim, serão realizados os procedimentos analíticos com a aplicação da técnica Dephi, a ser executada tantas vezes quantas forem necessárias, até alcançar 80% de concordância entre os juízes. O Protocolo de Pesquisa foi aprovado em seus aspectos éticos e metodológicos pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob parecer 5.272.081 e CAAE: 55774621.5.0000.5537.