A influência das mídias sociais na percepção de risco do jovem adquirir HIV: revisão de escopo.
HIV; AIDS; Adolescente; Jovem; Mídia Social; Rede Social; Internet; Risco; Risco à Saúde; Percepção de Risco.
A necessidade de uma vida conectada à internet e as tecnologias de comunicação digital é fortemente percebida na parcela mais jovem da população mundial. A utilização da internet pode proporcionar benefícios quando é utilizada como meio de comunicação, educação, informação, expressão e lazer. Porém, também se torna um ambiente de vulnerabilidade em relação à exposição aos riscos, dentre os quais o de adquirir HIV e aids. O objetivo desse estudo foi analisar a influência das mídias sociais na percepção de risco do jovem adquirir HIV. Trata-se de uma revisão de escopo desenvolvida de acordo com as recomendações do JBI. A mnemônica Participante, Conceito e Contexto (PCC) resultou na questão de pesquisa: “Qual a influência das mídias sociais na percepção de risco do jovem adquirir HIV?” Os Descritores em Ciências da Saúde/ Medical Subject Headings (DeCS/MeSH) selecionados foram: HIV; AIDS Adolescent; Teenager; Young; Social Networking; Social Media; Internet; Risk; Health Risk e Risk Perception. A busca foi realizada nas fontes de dados: Elsevier SciVerse Scopus (Scopus); U. S. National Library of Medicine - NLM (MEDLINE/PubMed), Web of Science, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Science Direct, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Índice Bibliográfico Espanhol de Ciências de Saúde (IBECS), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP); DART-Europe; Trove da National Library of Australia; Theses Canada; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (USP) e Google Scholar. Foram incluídos artigos originais e de revisão, trabalhos completos, teses e dissertações, disponíveis na íntegra, sem limite temporal, em qualquer idioma e que responderam à questão de pesquisa. Os dados foram extraídos utilizando um instrumento construído no Microsoft Excel 2010, que constava: título; autor(es); ano de publicação; base de dados/biblioteca/banco de dados/buscador acadêmico; tipo de estudo; local do estudo, objetivo(s); desenho metodológico; nível de evidência; resultados; conclusão/recomendações/ sugestões. Para análise, uma matriz de síntese que contemplou as informações extraídas. Foram identificadas 4135 publicações, dos quais 128 dos textos completos foram avaliados quanto à elegibilidade, 87 foram excluídos e 41 compuseram a amostra final. Destacou-se a predominância de publicações entre 2011 e 2021, com abrangência internacional do tema (95,1%). Os estudos apontaram que a mídia social mais acessada foi o facebook, seguido de aplicativos de mensagem de texto. E que algumas dessas plataformas possuem recursos variados que são utilizados para divulgação de informações sobre prevenção do HIV/aids. Outras pesquisas trazem que maior tempo acessando as mídias sociais e ser do sexo masculino foi associado a um aumento nas chances de busca por parceiro online, estando relacionado também ao crescimento nas testagens de HIV. Dessa forma, a percepção de risco do jovem adquirir HIV envolve o conhecimento sobre a doença, o contexto social que está inserido e a sua convivência com mídias sociais, aos quais inter-relacionados influenciam de maneira positiva ou negativa.