Construção, validação e avaliação de objeto virtual de aprendizagem: orientações no cuidado ao portador da Síndrome Pós-cuidados Intensivos após infecção pelo Sars-cov-2
Enfermagem; Continuidade da Assistência ao Paciente; Tecnologia educacional; Hipermídia.
Este estudo tem como objetivo construir, validar e avaliar Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) sobre orientações aos cuidados prioritários na Síndrome Pós-cuidados Intensivos após infecção pelo vírus Sars-cov-2. Trata-se de um estudo metodológico na modalidade de produção tecnológica com abordagem quantitativa. No qual passará pela apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte anteriormente aos processos de construção, validação e avaliação do OVA. Para construção e validação do OVA (hipermídia (vídeos, imagens, textos e áudio) será adotado o método proposto por Pasquali et al (2010), composto por três etapas específicas: procedimentos teóricos, empíricos ou experimentais e analíticos ou estatísticos. Durante os procedimentos teóricos, serão elencados os conteúdos que constituíram o OVA em sua primeira versão, mediante resultados da Scoping review e entrevistas estruturadas (profissionais e público-alvo). Os procedimentos empíricos serão: a validação de conteúdo realizada com experts e avaliação da usabilidade do material educativo com o público-alvo, ambas realizadas através de formulário eletrônico (via Google Forms). Nos procedimentos analíticos ou estatísticos serão realizadas as análises a partir da técnica Delphi, a fim de confirmar ou não a tese proposta, referente a validade do produto. Com a consolidação desta produção cientifica, atrelada as teorias de Enfermagem e da educação, será possível que pacientes e familiares/cuidadores tenham acesso a orientações sobre o cuidado do indivíduo acometido pela SPCI e sars-cov-2 após a sua alta hospitalar, além de reforçar o campo de atuação da Enfermagem como ciência, na recuperação e melhoria da qualidade de vida deste público e seus familiares.