Simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem sobre irrigação intestinal
Estomia; Educação em Enfermagem; Irrigação Terapêutica; Enfermagem.
A irrigação de colostomia foi apontada em vários estudos como uma alternativa para a melhoria do bem-estar da população que faz uso desse tipo de estomia. Essa técnica proporciona o controle da saída dos excrementos intestinais e de flatos evitando que o colostomizado passe por situações desconfortáveis. Porém, esse método algumas vezes não é indicado devido os profissionais de saúde não conhecerem o procedimento ou por não terem segurança para indicar ou realizar essa técnica. Além disso, trata-se de uma temática que dificilmente é abordada na graduação e que fica restrita a especializações na área da estomaterapia. Assim, o objetivo do presente estudo é analisar a efetividade da simulação realística como uma estratégia de ensino-aprendizagem na aquisição de conhecimentos sobre irrigação intestinal de colostomias. Trata-se de um ensaio clinico randomizado que será desenvolvido em duas etapas: A primeira será a construção do questionário através de uma revisão de literatura e cenário da simulação realística, validação por meio do Índice de Validade de Conteúdo, a população será composta por 15 juízes “experts” no assunto, responsáveis por avaliar o instrumento. O recrutamento dos juízes ocorrerá por intencionalidade por meio da técnica snowball ou da “Bola de neve” onde a pesquisadora convidará especialistas na área e eles indicarão outros até que cheguem ao número desejado. Na segunda etapa, participarão 132 acadêmicos de enfermagem que estejam cursando do sexto ao nono períodos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O recrutamento também será de forma intencional. Para isso a pesquisadora fará visitas nas salas de aulas dos referidos períodos para convidar os discentes a participarem da pesquisa. Os alunos serão divididos em dois grupos, onde grupo controle terá apenas a aula expositiva dialogada, e para o grupo experimental, além da aula expositiva dialogada será acrescentada a simulação realística, os instrumentos serão aplicados antes e após as aulas. Os dados serão analisados através de estatística descritiva e inferencial, bem como o teste do qui-quadrado e exato de Fisher para comparar as diversas variáveis demográficas e Mann Whitney para comparação das respostas do grupo controle e grupo intervenção. Serão considerados estatisticamente significantes as diferenças com p-valor < 0,05. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa pelo Certificado de Apresentação para Apreciação Ética: 02977518.8.0000.5537. Todos os passos da presente investigação cumprirão as instruções da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.