Banca de DEFESA: ILANA BARROS GOMES MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILANA BARROS GOMES MEDEIROS
DATA: 12/12/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Acompanhamento coletivo do crescimento e desenvolvimento infantil: uma análise da prática e expansão no município de Natal/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde da criança; Grupo; Enfermagem; Atenção Primária à Saúde.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

O acompanhamento coletivo do Crescimento e Desenvolvimento (CD) da criança desponta como reorientação do modelo assistencial biomédico, de modo a incentivar o uso de tecnologias leves e melhorar a qualidade de vida e a satisfação dos usuários. Esta forma de cuidado constitui uma ação em construção e expansão para outras Unidades, o que a torna vulnerável a um fazer aleatório, já que não há garantia de sistematização que assegure sua legitimação. Além disso, o próprio trabalho com grupo, na rede básica, de modo geral, corre o risco de centralizar suas ações na doença, como reflexo ainda do modelo biomédico vigente. Esta realidade chama a atenção para o fato de que o acompanhamento coletivo pode estar vulnerável a estes problemas, o que demanda a necessidade de conhecer melhor a sua operacionalização. Objetivou-se analisar a prática e a expansão do acompanhamento coletivo do CD da criança em Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município de Natal/RN, junto aos enfermeiros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como método a pesquisa-ação. Envolveu onze enfermeiras de quatro ESF do município de Natal, no período de abril a outubro de 2014. Os dados foram coletados através de entrevista grupo focal e observação participante, e analisados de acordo com o direcionamento da análise temática de Paulo Freire. Na etapa do diagnóstico situacional, que investigou a operacionalização do acompanhamento coletivo do CD da criança pelas enfermeiras, percebeu-se que estas buscam realizá-lo com base na organização e planejamento prévios, de forma a ser o mais qualitativo possível. Compreendem a importância desta atividade, bem como os seus benefícios, sobretudo no tocante ao emponderamento que fornece aos usuários. Entretanto, identificou-se a falta de sistematização deste acompanhamento, visto que algumas enfermeiras o realizam de modos distintos. Além disso, percebeu-se a ausência do apoio da equipe de saúde, ficando as enfermeiras responsáveis por todo o processo de trabalho do fazer coletivo, o que acaba por gerar insatisfação nas mesmas. Visto a necessidade de mudança desta realidade, decidiu-se, conjuntamente, a construção de um instrumento que norteasse e sistematizasse as ações, bem como a realização de capacitações para sensibilizar o apoio por parte das equipes. Na etapa de implementação, as enfermeiras demonstraram grande interesse pelo check-list construído através de roda de conversa, entretanto, em relação às capacitações, a pesquisadora não conseguiu implementá-las de maneira satisfatória, pois interagiu com dificuldades. Constatou-se que as enfermeiras avaliaram positivamente sua participação na pesquisa, a qual favoreceu a troca de experiências e a mudança nos pontos negativos, além de ter instigado a parceria entre os cuidadores e os profissionais. Como sugestões para o futuro, as enfermeiras elencaram o incentivo à realização de mais pesquisas nesse campo, o constante apoio da UFRN na implementação do CD coletivo para que todos os profissionais de enfermagem despertem para esta atividade e o fornecimento de uma especialização em saúde da criança. Como principais dificuldades, elenca-se o alto índice de enfermeiras faltosas nos grupos focais, o que atrasou o andamento da pesquisa; a pouca motivação de algumas participantes, bem como da diretoria de algumas ESF e a falta de participação da equipe de saúde na ação de capacitação. Assim, constata-se que pesquisas nesta área devem ser constantemente incentivadas para o seu maior aperfeiçoamento. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 346938 - AKEMI IWATA MONTEIRO
Externo à Instituição - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT - UFPB
Interno - 3168491 - NILBA LIMA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 14/11/2014 16:39
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