A formação de conceitos no ensino de graduação em enfermagem à luz da teoria da aprendizagem significativa.
Enfermagem; Educação em Enfermagem; Formação de conceitos.
A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) descrita por David Paul Ausubel oferece uma proposta para que as estratégias de ensino proporcionem ao estudante um aprendizado mais ativo, de forma mais eficaz. Ausubel propõe que a aquisição de conhecimentos pode acontecer de duas formas, por meio da "recepção" ou por "descoberta" da aprendizagem, bem como a aquisição de conhecimentos de forma "mecânica" ou por meio de uma aprendizagem "significativa", quando uma estratégia não exclui a outra. A projeção prática da TAS é demonstrada por meio da técnica de elaboração de mapas conceituais, criada por Joseph Donald Novak, que os apresenta como estratégia, método ou recurso esquemático, que constitui um indicador para identificar a organização cognitiva do conhecimento adquirido pelos estudantes. Trata-se de uma pesquisa realizada à luz da TAS em relação a aprendizagem de conceitos que envolveu estudantes do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade pública do estado do Rio Grande do Norte. Dessa forma, o estudo objetivou analisar a aprendizagem de conceitos dos estudantes do curso de graduação em Enfermagem, quando submetidos a formas distintas de ensino, de modo a apontar abordagens que promovam resultados mais efetivos e significativos. Estudo com abordagem qualitativa, descritiva, analítica, realizado com os estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem da UFRN, que aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa/UFRN. O estudo aconteceu em dois momentos distintos e envolveu conteúdos sobre complicações da ferida pós-operatória mediata, de uma mesma disciplina, com estudantes que cursavam o 5o semestre letivo do curso de graduação em Enfermagem. Para viabilização da coleta de dados, ocorrida no segundo semestre letivo de 2013, utilizou-se à técnica de elaboração/construção de mapas conceituais, por representarem o conceito de complicações pós-operatórias mediatas, abordados em sala de aula. Os mapas foram construídos em um horário diferente do horário da disciplina, com o apoio de monitores e precedido por uma breve explanação acerca da descrição e forma de elaboração e aplicação. Na primeira etapa, participaram da pesquisa os estudantes que tiveram aula do conteúdo previsto da disciplina apenas com a mestranda e na segunda etapa, participaram todos os estudantes, em que ocorreu a aula curricular da disciplina, sobre o mesmo assunto, com a docente responsável pela temática abordada. Ao final de cada encontro, os estudantes elaboraram os mapas conceituais com auxílio do Software Cmap Tools®.