A RECEITA: PISANDO ALHO NO TEATRO NEGRO COM MULHERES NEGRAS
A Receita; Teatro Negro; Mulheres Negras; F(r)icção, Tempo Espiralar.
A dissertação, escrita em primeira pessoa, assume as características de uma escrita performática f(r)iccional (LYRA,2020), possibilitando o compartilhamento da f(r)icção entre ciclo da violência doméstica ocorrido na minha vida familiar e o solo performático intitulado A Receita, que aborda a situação vulnerável de uma mulher negra em estado de desatino e disposta a compartilhar todo o ciclo da violência vivido no seu casamento e na convivência com seus filhos. A f(r)icção entre a vida que viveu a violência e a obra que retrata a violência vivida aliada ao Tempo Espiralar (MARTINS, 2021), aproxima essas vertentes proporcionando espelhamentos que criam a atmosfera da vivência do passado, presente e futuro de forma simultânea. Metodologicamente, a pesquisa partirá de reflexões sobre teatro negro (LIMA,2011) e feminismos negro (hooks, 2013), assim como, pela via da prática, articulará apresentações do espetáculo A Receita na composição da pesquisa performativa (FERNANDES,2014), com a realização da oficina intitulada Pisando o alho para mulheres negras da região metropolitana do Recife. Estas ações articuladas visam abrir caminhos, que se contraponham à violência, em prol do estímulo à cura social das mulheres negras.