CIRCO-DANÇA: UMA VISÃO SOBRE O HIBRIDISMO ENTRE O CIRCO E A DANÇA A PARTIR DA RODA CYR
circo, dança, hibridismo, roda cyr
Essa dissertação visa pesquisar em uma abordagem transdisciplinar como a dança e o circo se modificam quando trabalham juntos, a partir da utilização do aparelho circense chamado roda cyr. O circo surge como cultura popular, repositório de crendices, mitos, representações consideradas, até então, grotescas e linguagens espontâneas, sem o rigor necessário para se chegar ao padrão artístico, muito distante ainda da perfeição do Belo, ideal este predito pela cultura clássica. A arte e os artistas circenses são reconhecidos por apresentarem uma miscigenação com várias outras linguagens artísticas, incluindo a Dança, que por sua vez é utilizada como um elemento de coesão e diversão na construção dos espetáculos e números circenses. Pode-se afirmar que existem processos de criação, em espetáculos do circo contemporâneo, que entrecruzam o circo e a dança, surgindo assim uma possível nova linguagem. As duas artes têm o corpo e o movimento como elementos essenciais em comum. A partir da reflexão do papel do corpo nos processos hibridizados pelas duas áreas e pensando nas possibilidades de movimentações com o aparelho utilizado, está sendo possível ampliar o horizonte de reflexões teóricas e metodológicas presentes na interface do fazer cênico com outras linguagens artísticas. Com um caráter qualitativo, a partir de uma pesquisa exploratória e além da pesquisa bibliográfica, no trabalho estão sendo utilizadas como fontes de coletas de dados as seguintes ações: pesquisa documental, análise videográfica dos espetáculos e entrevistas semiestruturadas, com roteiro semidefinido, relacionando com minha experiência artística.