DANÇA E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA PARA PENSAR O CORPO NA GAYA CONTEMPORÂNEA
Processo de Criação, Dança, Corpo
O trabalho investiga o processo de criação da coreografia “A Partida”, realizado no período de 2006 a 2007, na Gaya Dança Contemporânea, projeto de extensão do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O Objetivo é descrever esse processo de criação, considerando os elementos cênicos significativos para seus criadores, bem como discutir tais significados como ponto de referência de reflexões sobre o corpo no campo da dança. O percurso metodológico tem na experiência dos participantes do processo sua principal referência. Como meio de aproximação dessas experiências, foram realizadas entrevistas individuais como os sete sujeitos envolvidos: cinco bailarinos, um ator e uma diretora. O uso de imagens também foi significativo por permitir uma aproximação entre processo e produto coreográfico, dando um teor estético às falas dos sujeitos. Para análise das entrevistas foi utilizada a análise temática de conteúdos proposta por Bardin (1977). A análise dos dados considera que o processo de criação de “A Partida” significou para os artistas envolvidos compreender a criação artística a partir de um corpo cultural e social, simultaneamente individual e coletivo. Representou criar formas expressivas na dança mediante experiências particulares para o alcance do coletivo e intensificar as razões que os impulsionaram a criar artisticamente, através da produção e articulação de elementos cênicos, da expressão de variadas linguagens artísticas e da construção de uma dramaturgia individual e coletiva fundada no corpo. Significou também viver uma experiência inédita de construção coletiva e refletir sobre a técnica e a estética do corpo que evoca a dança contemporânea. Acreditamos que alguns apontamentos sobre as escolhas artísticas e estéticas do grupo e o seu fazer coletivo, no momento enfocado por esta pesquisa, podem ampliar a discussão sobre o corpo no contexto da arte e o papel do bailarino em um processo de criação em dança.