Diálogo entre danças: corpo vivo, corpo vivido
Diálogo, Experiência, Dança, Corpo, Hibridismo.
Escrever sobre dança é contribuir para a construção de narrativas sobre nossa história enquanto artistas. É um desaguar de atravessamentos e afetamentos que a arte nos propõe através de relatos de experiências. É um desdobramento que nos permite captar imagens através de relatos de memórias. A presente pesquisa é, antes de tudo, um convite ao leitor a refletir sobre as pontes que seu corpo e sua arte podem construir através do diálogo entre as danças, e as potencialidades que podem surgir através dessas relações, sobretudo a construção de conhecimentos. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGArC), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, intitulada “Diálogo entre danças: corpo vivo, corpo vivido” e tem como objetivo compreender a relação das diferentes técnicas de dança, especificamente o Balé Clássico em diálogo com as Danças Populares da cidade de Cabedelo, e investigar as composições contemporâneas que resultam a partir dessas relações. Trata-se de trazer reflexões sobre o hibridismo como possibilidade de criação. Para tanto, o trajeto metodológico foi traçado através de um olhar fenomenológico, a partir de bibliografias de diferentes autores, em destaque: Merleau-Ponty, Jorge Larrosa, Teodora Alves e Alysson Amâncio, bem como através da imersão no fenômeno no qual a autora está inserida, isto é, coletivo Balé Popular de Cabedelo e mais especificamente o espetáculo Marbelo, como uma das bases das reflexões geradas desta pesquisa. O diálogo é o ponto norteador de todos os levantamentos e construções de dados para a realização desta pesquisa, acreditando-se que através dele, novas experiências potentes são criadas e pontes são construídas para que as danças sejam vistas em semelhante importância para o corpo e para a história.