Um Corpo Cavalgado: A Pomba-Gira como Mito-Guia na Criação Performática
Pomba-Gira, Mito-guia, Mitodologia em Arte, Feminismo Negro, Teatro Ritual.
O trabalho visa investigar a Pomba-Gira sob a perspectiva de mito-guia (LYRA, 2013), experienciado corporalmente a partir da criação de uma série de performances destampadas pela Mitodologia em Arte (LYRA, 2013) no qual propõe um caminho de procedimentos na restauração da imagem e do mito como dispositivos do reconhecimento de si. Na experiência de performar a Pomba-Gira acaba-se por se tensionar o termo pejorativo Mulata, trabalhando imagens associadas à ideia de figuras femininas objetificadas pela sexualidade e advindas de um contexto histórico de discriminações por serem de matrizes africanas. Sendo mulher negra, a pesquisadora, que dá corpo a figura da Pomba-Gira, discute questões sobre racismo estruturante e feminismo negro, procurando trazer essas questões para o âmbito das artes cênicas. Em convergência com o material acerca da Mitodologia em Arte, de Lyra, busca-se dialogar também com os conceitos de Arquétipo Carl Jung (2002) Mito Joseph Campell (1991), Erotismo Audre Lorde (1984) Racismo Grada Kilomba (2019) e elementos da Performance Richard Schechner (2006) e Victor Turner (1974) para investigar o mito da Pomba-Gira.