O improvisar e o compor em dança na escola: capítulos de narrativas em construção
Improvisação; Composição Coreográfica; Ensino de dança; Escola
Essa pesquisa de mestrado aborda uma reflexão em torno da improvisação e da composição como conteúdos da dança e suas narrativas na escola no dizer de professores que ministram aulas de dança na educação básica. Temos por objetivo discutir os conceitos de improvisação e composição na dança e as possíveis relações entre esses conceitos e o modo de pensá-los na dança contemporânea. Também objetivamos investigar as estratégias de ensino desses conteúdos nas aulas de dança a partir do diálogo com os entrevistados e com a literatura especializada. Temos como interlocutores professores formados nas áreas de Dança, Artes Cênicas e áreas correlatas que foram aprovados em concursos públicos para a vaga de professor de dança no município de natal e em outras cidades do Rio Grande do Norte e autores que dialogam com essa temática como Ostrower (2013, 2014), Muniz (2015), Alvarenga (2015), Almeida (2015), Salles (2013, 2015), Lobo e Navas (2007), Louppe (2012), Rocha (2016) dentre outros. Utilizamos como metodologia a micro-história de acordo com Levi (1992) que nos dá margem para desenvolvermos a pesquisa numa escala mais restrita de observação, dando voz aos professores a partir do artificio da narrativa. Sabendo a Dança como área de conhecimento, nosso estudo tece um trajeto dos percursos enfrentados pelos professores para realizar o trabalho com a composição e a improvisação com seus alunos no ensino formal.