APRECIAÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS OBRAS COREOGRÁFICAS EGO E ESCRITO ABSURDO.
Dança Contemporânea, Apreciação em Dança Contemporânea, Movimento Não-Representativo, Dramaturgia da Dança, Públicos.
O objetivo desta pesquisa é investigar a apreciação de dança contemporânea em obras construídas com movimentos não-representativos, considerando que sua dramaturgia prima por ser não-linear, e sua construção se dá através da materialidade do movimento e do corpo, pela sua investigação. Assim, discutimos sobre como acontecem as apreciações tomando como ponto de partida os entendimentos que temos até o momento sobre dança contemporânea e sua dramaturgia, a partir de autores como Patrícia Leal, Ana Carolina Mundim, Laurence Louppe, Paulo Caldas, Rosa Hercoles, entre outros. A pesquisa está sendo conduzida por uma metodologia qualitativa, de caráter participante, e se caracteriza ainda em um estudo de caso, tendo como objeto norteador a apreciação do espetáculo Ego (2015) do Grupo de Dança da UFRN e do espetáculo ESCrito Absurdo (2016), dos criadores Vladimir Rodriguez (Colômbia) e Omar Carrum (México), bem como através do contato com Diana Fontes, coordenadora geral do Encontro de Dança de Natal/RN, por ser um evento que lida diretamente com apresentações e, portanto, com apreciações de dança contemporânea de diversas vertentes. Assim, fizemos recolhimento de material bibliográfico produzido através das entrevistas realizadas com os artistas e apreciadores dos espetáculos supracitados. A relevância da pesquisa se dá pela contribuição para as discussões sobre público e apreciação em dança contemporânea, pois ainda há poucos estudos registrados no Brasil, e mais especificamente em Natal/RN sobre este tema.