Serviço Social e Sistema Socioeducativo: análise da atuação profissional na FUNDASE/RN.
Serviço Social; Sistema Socioeducativo; Trabalho Profissional; FUNDASE/RN.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o trabalho dos/as assistentes sociais no Sistema Socioeducativo em meio fechado do Rio Grande do Norte, tomando a FUNDASE/RN como lócus de investigação. A aproximação com a temática se deu a partir da experiência profissional na instituição, que revela um cenário marcado por contradições entre o projeto ético-político do Serviço Social, alinhado à garantia de direitos, e as determinações de um Estado neoliberal e punitivista que tem um papel importante no processo de subfinanciamento da política e na manutenção dos traços da antiga doutrina da situação irregular. O estudo parte do referencial teórico crítico, fundamentado no materialismo histórico-dialético, para compreender a relação entre o Estado, a política socioeducativa e o exercício profissional frente às determinações do capitalismo contemporâneo e do cenário regional. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando-se de revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas semiestruturadas e grupos focais com os/as assistentes sociais da fundação. A análise buscará apreender as estratégias, instrumentos e desafios do trabalho profissional neste espaço sócio-ocupacional, considerando as especificidades regionais e a atual conjuntura de ataques ao paradigma da proteção integral. A pesquisa justifica-se pela urgência de refletir sobre este espaço sócio-ocupacional , que é um significativo empregador da categoria e se encontra em disputa entre projetos societários antagônicos e contribuir para a produção de conhecimento no âmbito do Serviço Social.