ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: Uma análise a partir da oferta do auxílio instrumental para os estudantes de origem popular da UFRN (2020-2021)
Assistência Estudantil. Estudantes de Origem Popular. Pandemia da COVID-19. UFRN
O estudo objetivou analisar a implementação e a efetividade do auxílio instrumental na UFRN como parte do desenvolvimento da Assistência Estudantil na instituição no contexto do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e do cenário da pandemia da COVID-19. Para tanto, buscou-se traçar o perfil dos estudantes de origem popular atendidos pelo auxílio instrumental; caracterizar as principais necessidades sociais para sua permanência durante a crise sanitária; e, identificar a contribuição do referido auxílio na trajetória acadêmica desses estudantes beneficiários. Assim, a construção dessa pesquisa se deu com base no método materialista histórico-dialético proposto por Marx, baseada na compreensão de que por meio dele é possível desvelar os fenômenos em sua essência, suas contradições e dinamicidade. Utiliza uma abordagem quanti-qualitativa a partir de pesquisa bibliográfica e análise documental e busca a apreensão do objeto nas suas dimensões universais e particulares. O estudo revela que o desmonte da educação pública, sobretudo das universidades federais, aliado a crise sanitária do novo coronavírus agravaram os desafios da educação superior pública de viabilizar minimamente às condições de funcionamento, reverberando na assistência estudantil e consequentemente nos estudantes de origem popular e na satisfação de suas necessidades sociais nesse contexto. Portanto, compreender a universidade no tempo presente e os constantes ataques por ela sofrido, bem como fortalecer a assistência estudantil nesse contexto representa aspecto imprescindível para garantir a permanência dos estudantes de origem popular.