Educação Superior no Brasil: uma análise do direito à transição em mercadoria e as
tendências privatizantes contemporâneas após o período da Autocracia Burguesa
Educação Superior. Direito. Mercadoria
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa. O método de estudo será com o materialismo histórico crítico de Karl Marx. A finalidade é apreender a trajetória histórica da educação superior no Brasil, partindo da compreensão de um direito social e chegando à constatação de sua metamorfose em mercadoria. Para desenvolver esta pesquisa serão realizadas análises documentais, estudos bibliográficos e revisão de literatura em trabalhos que tratem das categorias: Mercadoria, Educação, Estado, compreendendo a centralidade destas para nossa análise. O objeto de estudo desse estudo é a trajetória da Educação Superior Brasileira após o período da Autocracia Burguesa. Esse objeto compreende o lapso temporal da Autocracia Burguesa - após a ditadura de 1964 até a culminância do Governo de Jair Bolsonaro – que conforma nossa realidade. Por objetivo geral, essa pesquisa tem a análise de como a Educação Superior no Brasil se transformou em uma mercadoria após o período autocrático burguês. Nesse caminho, pretendemos com os objetivos específicos analisar as alterações na política de educação superior implementadas no período supracitado; apreender como a Educação Superior ingressa no circuito da mercadoria, para em seguida discutir a mesma como um direito social e valor de troca – também dotado de valor de uso nas sociedades capitalistas, inseridas no âmbito das relações sociais desenvolvidas cotidianamente e por último, identificar as lutas em defesa da Educação Superior no Brasil, com foco no ANDES, ao considerar a importância e o trabalho desenvolvido por esse sindicato no decorrer das lutas nacionais por educação superior no país. Dito isso, entendemos que este trabalho busca contribuir com as análises da realidade social de forma crítica e interventiva, buscando apreender a funcionalidade da educação superior ao modo de produção capitalista – que vigora em nossa sociedade, para construir estratégias sociais junto à uma educação universal e emancipadora a fim de superar esse sistema econômico excludente.