O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: a particularidade da dimensão educativa na assistência estudantil
Educação Superior, Assistência Estudantil, Exercício Profissional, Dimensão Educativa.
Esse trabalho dissertativo trata acerca do exercício profissional do assistente social na Educação Superior, na perspectiva de demarcar a particularidade da dimensão educativa na política de assistência estudantil, executada no âmbito das Instituições Federais do Ensino Superior (IFES) no Rio Grande do Norte, visando compreender as características dessa atuação a partir das ações pedagógica-interpretativas materializadas no contexto do atendimento aos educandos. Para tanto, mapeamos e caracterizamos as IFES do RN e localizamos a inserção do Serviço Social em seus quadros técnico-profissionais; identificamos as condições objetivas e subjetivas de trabalho bem como as ações desenvolvidas pelos assistentes sociais, na perspectiva de apreender as ações pedagógica-interpretativas que particularizam a dimensão educativa e estão inseridas no exercício profissional do assistente social na assistência estudantil. Nossa análise está fundamentada no método do materialismo histórico-dialético, com a utilização da pesquisa bibliográfica, documental e de campo com a abordagem de análise de natureza essencialmente qualitativa, tendo como sujeitos de pesquisa 8 (oito) assistentes sociais que atuam diretamente na política de assistência estudantil nas IFES do Estado, localizadas nas 4 (quatro) mesorregiões do RN. Para a coleta de dados foram utilizados questionários de pesquisa, encaminhado por meio eletrônico às participantes contendo questões abertas e fechadas, que foram analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo.