“CONSTRUINDO HOJE, O AMANHÃ DESEJADO”: Os Ethos Político-Profissionais presentes na formação em Serviço Social
Ensino Superior. Formação Profissional. Ethos Político-Profissional. Serviço Social.
O presente projeto tem por objetivo analisar os ethos político-profissionais presentes no processo de formação em Serviço Social, compreendendo-os como o modo de ser e agir dos sujeitos sociais em seu exercício profissional. Tal formação tende a ser impactada com os rebatimentos (re)estruturais do capital e, com sua lógica de pensamento, pois a mesma está inserida em um projeto de educação capitaneada pelo receituário neoliberalizante. Com isso, esse estudo pretende desvelar os rebatimentos dessa realidade na construção dos ethos político-profissional dos(as) estudantes de Serviço Social durante a formação profissional, em seu contexto de graduação. Assim, a pesquisa se sustentará na perspectiva crítica-dialética, a partir de uma abordagem qualitativa, compreendendo que esse objeto de estudo é determinado social e historicamente, num contexto em que a reestruturação produtiva do capital tem imprimido uma lógica de organização política, social e econômica no mundo globalizado que atenda às suas necessidades, principalmente no que se refere ao ensino superior, nesse caso, o brasileiro. No processo de construção da pesquisa utilizaremos aportes teórico-metodológicos, dentre eles: pesquisa bibliográfica, análise documental, pesquisa de campo, observação, entrevistas e grupo focal. O locus de pesquisa serão duas Instituições de Ensino Superior (IES) na cidade de Teresina/PI que tem em seu escopo o curso de Serviço Social – uma pública e outra particular –, sendo elas: a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Faculdade Adelmar Rosado (FAR). Delimita-se a quantidade de 10 (dez) sujeitos a serem entrevistados, assim distribuídos: 3 (três) discentes de cada IES, que estejam cursando o 8º (oitavo) período e matriculados no Estágio Obrigatório e, 2 (dois) supervisores de estágio de cada Instituição – um supervisor acadêmico e outro de campo de cada IES – totalizando 4 (quatro) supervisores de estágio, contudo, a amostra da pesquisa poderá sofrer alterações mediante o movimento da realidade.