A VIDA DOS ADOLESCENTES AUTORES DE ATO INFRACIONAL APÓS O CUMPRIMENTO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
Adolescente autor de ato infracional, Medidas socioeducativas, Família.
A conjuntura atual que permeia a vida da população em geral é de acirramento das desigualdades, desemprego, aumento da violência, dependência química/drogadição, individualismo e competição exacerbada com redução da intervenção estatal em políticas públicas, essenciais para sobrevivência da classe trabalhadora empobrecida. Os adolescentes empobrecidos são diariamente expostos na mídia como únicos responsáveis pela criminalidade e violência, ao mesmo tempo, em que se defende maior investimento em repressão policial, havendo um nítido processo de criminalização da pobreza. O estado do Rio Grande do Norte encontra-se em verdadeiro colapso frente a tal situação, com o fechamento de alguns Centros de internamento – CEDUCs, bem como, o sucateamento das unidades de internamento. Porém, permanece velada a realidade enfrentada pelos adolescentes autores de ato infracional e suas famílias. Nesse sentido, é necessária uma aproximação com os adolescentes da classe trabalhadora empobrecida, na tentativa de conhecê-lo mais profundamente. O referido projeto objetiva analisar a vida dos adolescentes autores de ato infracional após o cumprimento das medidas socioeducativas. Possui como objetivos específicos construir um perfil desses adolescentes, bem como, apreender alguns aspectos da vida familiar, nível de escolaridade, inserção no mercado de trabalho, casos de reincidência e os rebatimentos das medidas socioeducativas em suas vidas. Para isso, utilizaremos como metodologia, revisão bibliográfica, aliada a uma pesquisa com seis adolescentes que cumpriram medidas socioeducativas em meio aberto no Serviço de Execução de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (SEMSEMA), especificamente no ano de 2010/2011, analisando processos e relatórios, será utilizada a entrevista semiestruturada, observação e uso de diário de campo. Com objetivo de apreender como está a vida desses adolescentes após o processo de cumprimento de medidas socioeducativas.