A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO IFRN
Assistência Estudantil. Educação Profissional. Permanência com qualidade. Direito Social
Os programas de assistência estudantil vêm sendo nos últimos anos uma das estratégias largamente utilizadas no Brasil pelas instituições públicas de educação (superior e educação profissional), para atender as demandas dos estudantes relacionadas às condições objetivas para o desenvolvimento dos estudos, tais como o transporte escolar, a moradia estudantil, a alimentação escolar, bolsas de estudo, dentre outros. Observamos que a regulamentação na área, expressa, em particular, na Portaria Normativa nº 39/2007 (MEC), no Decreto Presidencial nº 7.234/2010 e na Portaria Normativa nº 25/2010 (MEC), ao mesmo tempo em que vem estimulando a estruturação de serviços e programas de assistência estudantil por parte das universidades públicas e institutos federais, vem indicando que o acesso a estes programas deve ser direcionado prioritariamente aos estudantes carentes ou em situação de vulnerabilidade social. Assim, a presente pesquisa se propõe a refletir como estas questões vêm se expressando no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), tendo como referência empírica o Câmpus João Câmara. Em particular, objetiva analisar a contribuição dos programas de assistência estudantil executados no IFRN para a permanência dos estudantes e conclusão dos cursos com qualidade, a partir das seguintes questões norteadoras: qual é a política de assistência estudantil resultante da regulamentação operada nos últimos anos pelo governo federal e, em particular, pelo IFRN? Em que medida as necessidades sociais dos estudantes com vistas à permanência com qualidade no IFRN são atendidas pelos programas de assistência estudantil da instituição? Quais as implicações para o acesso aos programas de assistência estudantil a adoção de critérios de elegibilidade baseados principalmente na renda econômica? A pesquisa de campo será desenvolvida por meio de pesquisa documental, junto aos formulários utilizados pela Instituição para a operacionalização dos programas de assistência estudantil, e através da realização de entrevistas semi-estruturadas com os estudantes participantes dos mesmos.