A OFERTA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL PELOS CONGLOMERADOS EDUCACIONAIS NA REGIÃO NORDESTE
Financeirização do capital; grupos educacionais; Região Nordeste e serviço social.
Projeto de tese apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para fins de qualificação. Nosso objeto de pesquisa é a oferta de cursos de graduação em serviço social pelos conglomerados educacionais. A oferta dos cursos na área constitui um fenômeno em ampla expansão e se insere no movimento de privatização e incorporação das políticas sociais na dinâmica de financeirização do capital. Temos como objetivo geral: analisar a oferta de cursos de graduação em serviço social pelos grupos educacionais na região Nordeste e as implicações sobre a formação profissional, e como objetivos específicos: apreender as determinações político-econômicas e socioculturais que impulsionaram a formação dos grupos educacionais no país; mapear os cursos de graduação em serviço social ofertados por IES controladas pelos grupos educacionais no Nordeste; conhecer a organização e direção social dos cursos pelos referidos grupos; analisar as configurações e desafios incidentes sobre a formação profissional no Nordeste. Partimos do suposto de que a oferta dos cursos em questão pelos grupos educacionais pressiona novas configurações na formação acadêmica e aponta para a tendência de adequação dos cursos segundo os interesses dos acionistas desses grupos e para formação de um profissional com a visão de mundo da empresa corporativa. Quanto ao percurso metodológico, partimos do método de análise de Marx, que possibilita apreensão do objeto em uma perspectiva de totalidade, considerando sua historicidade e as contradições da realidade. Por meio de uma abordagem quali-quantitativa apreenderemos as determinações gerais e os nexos vinculados entre o objeto de pesquisa e a totalidade social. Realizaremos pesquisa bibliográfica e documental, com o intuito de traçarmos o terreno histórico de análise da processualidade dos fenômenos concernentes ao objeto. Nosso universo de pesquisa são os conglomerados educacionais com capital aberto no mercado nacional e internacional de ações. Nossa amostra é composta pelos grupos de capital aberto na B3 com oferta dos referidos cursos na região Nordeste. Após mapeados, os dados serão tabulados e categorizados para análise, que será realizada a partir do referencial teórico selecionado na pesquisa bibliográfica, com a contribuição de software destinado à organização dos dados.