“PROFISSÃO ARTISTA?”: O PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DE ATORES E ATRIZES NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Trabalho; Cultura; Política Social; Atores e atrizes; Conservadorismo
O presente projeto se inscreve como sendo uma pesquisa de caráter qualitativo que, através de análise documental e bibliográfica, unida à realização de entrevistas semiestruturadas, se propõe à uma tese que investigue, em termos científicos e, portanto, a partir da Teoria Social Crítica, os elementos presentes no capitalismo contemporâneo. Nesse sentido, dialoga com a gênese e as transformações ocorridas no mundo, sobretudo a partir da década de 1970 e, especificamente no Brasil, em meados da década de 1990, considerando nesses, os rebatimentos da crise capitalista e o perverso contexto de perda de direitos, que determinam mecanismos de (re)produção de uma força de trabalho precarizada: a classe de atores e atrizes. Por outro lado, ao passo que se nega qualquer análise economicista, é possível relacionar a arte como um dos complexos sociais formados a partir do trabalho e matéria diferenciada dos trabalhadores/as artísticos, que por sua vez sofrem com variadas formas de determinação, principalmente na atualidade, em que se vivencia um contexto de expansão da perspectiva da pós-modernidade e do conservadorismo. Relevante, portanto, o desenvolvimento desse estudo diante da expansão do pauperismo, do desemprego e de formas aprofundadas de precarização e desregulamentação do trabalho no mundo e, no Brasil, sobretudo no pós-golpe jurídico-parlamentar e midiático ocorrido em 2016, dada a implementação de um ostensivo projeto de contrarreformas, que atacam sobretudo os setores trabalhista e previdenciário, medida estratégica para a acumulação continuada docapital neoliberal; mas também do avanço do conservadorismo, cenário que tem comoprincipal exemplo a ascenção do irracionalismo e subjetivismo nas esferas social e política.Pretende-se elucidar, desse modo, os processos relacionados à condição duplamente determinada desses/as artistas, considerando, por um lado, a precarização trabalhista a que estão submetidos/as; e, por outro, a particularidade envolta em sua matéria de trabalho, que quer dizer, o cariz ideológico inerente à atividade realizada. Destarte, objetiva-se ainda, recuperando elementos da formaçãosócio-histórica específica e diferenciada do paísanalisar, a esfera estatal enquanto elemento de extrema importância nesse processo, no sentido da relação existente entre a precarização do trabalho dos atores e atrizes e aação do Estado na oferta de políticas públicas para a cultura, pensando o atual contexto de retirada de suas funções, recrudescimento da questão social e aprofundamento da barbárie capitalista; como também, em um sentido contra-hegemônico, a apreensão sobre formas de resistência e organização política da classe artística no Brasil.