COOPERAÇÃO PÓS ATIVIDADE COLABORATIVA E INFLUÊNCIA DOS GESTOS EM ATIVIDADES VISUOESPACIAIS
Cooperação, Gestos Representacionais, Gestos Dêiticos, Hipótese de Armazenamento de Informações, Partilha pós-colaboração.
A cooperação é um comportamento que beneficia o outro e tem como característica a diminuição da aptidão imediata de quem o pratica. Diversas hipóteses foram criadas para explicar as possíveis vantagens e, portanto, a manutenção, em termos evolutivos desse comportamento: a hipótese de interdependência, seleção de parentesco, reciprocidade direta e indireta e evolução cultural. A expressão da cooperação pode variar de acordo com características sociodemográficas, como classe social e sexo ou até de acordo com a presença de uma atividade colaborativa antes da divisão de recursos. Além de investigar fatores associados à cooperação em crianças, o presente trabalho também se propõe a entender a função dos gestos no estabelecimento de informações visuoespaciais em interações colaborativas. De acordo com a Hipótese de Armazenamento de Informações, quando há maior demanda de conceitualização durante uma atividade cognitiva, a tendência é de haver mais gesticulações. Para testar esta hipótese em um contexto colaborativo, foram analisados vídeos de crianças realizando uma tarefa de cooperação pós atividade colaborativa. A atividade envolvia processos visuoespaciais e foram analisados os gestos que ocorrem após a explicação em duas partes da tarefa. Em relação ao ganho e partilha de recursos, apenas a idade foi um fator relevante para influenciá-los. Além disso, não houve mais gestos quando a tarefa mostrou maior exigência cognitiva.