EFEITO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICA DO XADREZ NA MANUTENÇÃO DE HABILIDADES FAVORÁVEIS AO DESEMPENHO ACADÊMICO SATISFATÓRIO DE ADOLESCENTES E ADULTOS
transferência de comportamentos, autoeficácia, resiliência, atenção, memória.
O presente estudo tem por objetivo investigar se a prática de xadrez favorece o estabelecimento e a manutenção de habilidades favoráveis ao desempenho acadêmico satisfatório de adolescentes e adultos. Para tanto, serão aplicados instrumentos que avaliem atenção concentrada, memória de trabalho, inteligência, autoeficácia e resiliência em adolescentes (14 a 17 anos) e adultos (21 a 50 anos), ambas as faixas etárias divididas em subgrupos de praticantes e não praticantes de xadrez. Buscamos responder às seguintes perguntas: a prática do xadrez pode trazer benefícios para o desempenho cognitivo? Seria possível transferir a atenção, raciocínio, resiliência e memória de trabalho treinadas no xadrez para o contexto de estudo, mesmo sendo uma transferência distante? O xadrez pode afetar o nível de autoeficácia? O xadrez, por meio do enfrentamento de desafios que o próprio jogo propõe, pode tornar os praticantes mais resilientes? Seria o xadrez uma ferramenta eficente para favorecer o bom desempenho diante das demandas acadêmicas? Este estudo se faz especialmente relevante no contexto atual, no qual as escolas e os alunos enfrentaram instabilidades em decorrência da pandemia do COVID-19, do isolamento social e do ensino remoto. Contexto no qual o índice de evasão escolar é preocupante e no qual a retomada das aulas presenciais requererá o uso didáticas eficientes e envolventes. Se faz relevante, também, dentro de uma perspectiva da possibilidade do uso do xadrez em processos de reabilitação psicológica face a danos provocados por traumas ou por outros motivos.