COOPERAÇÃO PÓS ATIVIDADE COLABORATIVA E INFLUÊNCIA DOS GESTOS EM ATIVIDADES VISUOESPACIAIS
Cooperação, Gestos Representacionais, Gestos Dêiticos, Hipótese de Armazenamento de Informações, Partilha pós-colaboração.
A cooperação é um comportamento custoso para quem a realiza e beneficente para quem recebe. Diversas hipóteses foram criadas para explicar esse comportamento: a hipótese de interdependência, seleção de parentesco, reciprocidade direta e indireta e evolução cultural. A cooperação pode variar também de acordo com características sociodemográficas, como classe social e gênero ou até de acordo com a presença de uma atividade colaborativa antes da divisão de recursos. Além de investigar fatores associados à cooperação em crianças, o presente trabalho também se propõe a entender a função dos gestos no estabelecimento de informações visuoespaciais em interações colaborativas. De acordo com a Hipótese de Armazenamento de Informações, quando há maior demanda de conceitualização durante uma atividade cognitiva, a tendência é de haver mais gesticulações. Para testar esta hipótese em um contexto colaborativo, serão analisados vídeos de crianças realizando uma tarefa de cooperação pós atividade colaborativa. A atividade envolve processos visuoespaciais e serão analisados os gestos que ocorrem após a explicação em duas partes da tarefa.