Relação entre Ciclo Sono-Vigília, Condições de Trabalho, Apego Psicológico ao Trabalho e Ansiedade em professores da educação básica.
Ciclo Sono-Vigília, Apego Psicológico ao Trabalho, Condições de Trabalho docente, Contexto de Trabalho docente, Ansiedade
O estilo de vida atual, conhecido como Sociedade 24/7, está se mostrando incompatível com a qualidade de vida e com a manuntenção dos padrões do ciclo sono-vigília (CSV), tendo como efeito crescente, a privação de sono e consequências como déficit na saúde geral, cognitivos e psíquicos. O contexto de trabalho docente, caracterizado por excesso de carga horária e altas demandas de trabalho, pode também contribuir com alterações no CSV, acarretando diminuição da qualidade de sono, saúde física e mental dos professores. O presente projeto tem como objetivo caracterizar a relação entre o padrão temporal do ciclo sono-vigília de professores da educação básica pública e fatores como o Apego Psicológico ao Trabalho (APT), as condições do contexto de trabalho e os níveis de ansiedade dos docentes. Os participantes serão docentes de instituições estaduais de ensino básico, que lecionem o mínimo de uma disciplina e turno, em turmas de ensino fundamental – anos finais, médio ou ambos. A coleta de dados será realizada com a aplicação de instrumentos em uma única etapa: Questionário “A Saúde e Sono”; Questionário de Cronotipo de Munique (MCTQ); Índice de Qualidade de Sono de Pittsburg (IQSP); Questionário de Condições de Trabalho (QCT); Escala de Sonolência de Epworth (ESE) e Inventário de Ansiedade de Beck (IAB). Os resultados esperados são a obtenção da relação entre os índices de qualidade de sono, padrão temporal do ciclo sono-vigília e sonolência diurna com o contexto de trabalho docente, incluindo as condições de trabalho, apego psicológico ao trabalho e os níveis de ansiedade dos docentes.