Efeito do Uso do Instagram na Autopercepção
Instagram, Autopercepção, Autoestima, Bem-estar Subjetivo, Comparação Social.
Sites e Aplicativos como Facebook, Instagram e Twitter têm se popularizado cada vez mais com o advento e barateamento de tecnologias de uso de dados móveis, como smartphones. É comum que o uso desse tipo plataforma virtual seja parte do dia a dia das pessoas e até tenha tornando-se algo indispensável para manutenção de vínculos sociais. O Brasil é o segundo país do mundo que mais utiliza o Instagram, tendo 70 milhões de brasileiros conectados. Esse novo ambiente, apesar de online, tem efeitos reais na vida dos usuários e, além disso, é um ambiente específico, com características próprias que precisam ser estudadas à luz da psicologia evolucionista. Portanto, é necessário voltar esforços para entender como dá-se os processos de comparação social dentro desta plataforma virtual e de que maneira esses processos têm influenciado a autoestima e o bem-estar subjetivo dos seus usuários. Tendo isto em vista, esse trabalho tem por objetivo principal investigar o efeito do uso do Instagram na autopercepção dos indivíduos. Pesquisas que envolvem o uso de redes sociais são importantes, pois investigam como as relações sociais humanas têm se modificado ao longo do tempo e podem elucidar os impactos que as modificações recentes podem gerar na autoavaliação dos indivíduos e no seu bem-estar.