A influência da Classe na Pró-socialidade
classe, cooperação, generosidade, ontogenia, efeito reputação
A pró-socialidade é um comportamento presente em todas as sociedades humanas. Existe um constante esforço dos pesquisadores, principalmente aqueles da Evolução do Comportamento Humano, em entender quais são os fatores universais que favorecem ou desfavorecem a pró-socialidade em suas várias formas. Um desses fatores é a classe socioeconômica a qual cada um de nós pertence. Trata-se de um constructo complexo que reflete padrões ancestrais de sistemas hierárquicos, mas culturalmente construído. Entretanto, as evidências sobre a relação entre classe e pró-socialidade são controversas, tanto em crianças quanto em adultos. Nesse sentido, objetivamos investigar sistematicamente se as contradições ocorrem por diferenças metodológicas e se variáveis individuais e contextuais mediam ou moderam a relação pró-socialidade/classe. O primeiro estudo objetiva verificar qual método melhor separa o comportamento entre as classes. Usaremos jogos econômicos, observações naturais e questionários. Também verificaremos a mediação e moderação de alguns fatores, incluindo motivacionais: desigualdade local, teoria da mente, orientações de valores sociais, compaixão e fusão de identidade. Além disso, verificaremos se há correlação entre os resultados de adultos e crianças. A partir dos resultados, estabeleceremos o método a ser usado no segundo estudo, o qual objetiva entender o efeito reputação para as diferentes classes e entre classes (intra e interclasses). Até o momento, fizemos dois estudos-piloto, em duas turmas de educação infantil: testamos e ajustamos o protocolo experimental do jogo dos bens públicos, elaboramos o etograma e verificamos sua viabilidade de aplicação. Também preparamos os questionários que estão em processo de validação para o português brasileiro.